Foi um dia de celebração da cultura indígena, promovendo o respeito à diversidade cultural e a alteridade no ambiente escolar frequentado por estudantes indígenas e não indígenas.
A extensão da Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, localizada na região do Capeí, zona rural de Ponta Porã, realizou o “Dia dos Povos Indígenas”. Toda a programação do evento foi mediada pela equipe docente, protagonizada pelos estudantes indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena da Aldeia Lima Campo e com participação de todos estudantes da unidade escolar.
O evento, coordenado pela Área de Linguagens e suas Tecnologias, atendeu à diretriz intitulada “Educação Antirracista”, proposta pela Secretaria de estado de Educação do Mato Grosso do Sul. Foram realizadas apresentações culturais – dança ancestral e apresentação musical, Desfile Garoto & Garota Indígena, oficinas sobre a cultura indígena – ervas medicinais, culinária, pinturas étnicas e seus significados, artesanato, brincadeiras típicas – pau de sebo, cabo de guerra e corrida do ovo, além do torneio de futebol de salão misto.
Foi um dia de celebração da cultura indígena, em que foram garantidas as ferramentas necessárias para o bom desenvolvimento das ações propostas, promovendo o respeito à diversidade cultural e a alteridade no ambiente escolar frequentado por estudantes indígenas e não indígenas.
A apresentação musical ficou por conta da cantora Xamiri Suru’a – Talita Veron, da etnia Kaiwoá. A artista, que também é acadêmica do curso de Direito da UEMS em Dourados, apresentou, entre outras, a canção “Pantanal” de Marcos Viana, em uma versão na língua Guarani, emocionando o público presente. Xamiri, também contou sobre sua experiência como estudante universitária, destacando o desafio de ser indígena em um espaço acadêmico no qual a sua cultura não é a dominante.
A ação contou com a participação dos estudantes do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Graça de Deus, no Desfile de Garoto & Garota Indígena. Vale apontar que compartilham do mesmo espaço, em regime colaboração, a Extensão da Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni e a Escola Municipal Graça de Deus. Estiveram presentes, além da direção das duas unidades escolares, representantes da Coordenadoria Regional de Educação (CRE-11).
“O “Dia dos Povos Indígenas” promovido pela Extensão da Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni demonstrou que, quando a educação é desenvolvida com amor, respeito, ética e profissionalismo, pode-se transformar no principal agente de mudança da vida das pessoas, e por consequência, do mundo em que estas estão inseridas”, finaliza diretor Robson da Silva Valdez.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.