Publicado em 19 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Acolhimento social e valorização profissional marcam último encontro do ano, em Campo Grande
A Rede Estadual de Ensino fecha o ciclo formativo de 2025 para professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado), para surdos.
O encontro híbrido aconteceu em Campo Grande e foi marcado por momentos de reforço do uso de tecnologias voltadas para melhorias no aprendizado pedagógico.
Organização e avaliação
A disponibilização de formulários de avaliação, lista de presença e a atualização de dados dos participantes contribuíram para o monitoramento da formação e foram oferecidos pela técnica do Núcleo de Formação, Fabiany de Aquino Pereira.
O evento inovou com a oportunidade de acompanhamento em salas virtuais de reunião.


Participação ativa dos professores
A técnica ouvinte do AEE, Ana Paula Ranzani Fernandes Portes, enfatiza a importância da presença e envolvimento de cada professor no processo de desenvolvimento dos estudantes.
“Cada professor soma no aprendizado de cada estudante”, concluiu Ana Paula.
Veja as temáticas direcionadas ao aprimoramento imediato da prática pedagógica na Formação Continuada:
• ‘Recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem’, com a professora Roseli Leal, do Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação).
• ‘Tecnologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem’, com a professora Andressa Sousa, do CAS.



Resultado pedagógico
A relevância da formação continuada foi lembrada pela gerente pedagógica do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento a Pessoas com Surdez), Daniela Silva da Costa.
“Esse projeto é pela qualificação do trabalho com cada estudante surdo e reconhecer o empenho das equipes do Núcleo de Formação e do AEE”, ressaltou Daniela.
Os professores do AEE agradeceram ao CAS pelas palestras e pelo suporte oferecido durante todo o ano, destacando a aplicabilidade dos conteúdos na rotina escolar.
A SED e o CAS encerram as atividades reafirmando o compromisso com a educação inclusiva voltada a estudantes surdos e indígenas e iniciam os preparativos para 2026 com foco em novas conquistas.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar.