Campo Grande (MS) – Desde o início do ano, a Secretaria de Estado de Educação (SED) tem promovido diferentes formações continuadas para preparar os profissionais da Rede Estadual de Ensino para o início do ano letivo, e com objetivo de promover a reflexão e o diálogo, a fim de colocar em prática ideias, estratégias e procedimentos que garantam a aprendizagem e o sucesso dos estudantes.
Esta semana, a SED realiza formação com as equipes das cinco escolas que estão começando no Programa de Ensino Médio em Tempo Integral – Escola da Autoria, como forma de preparação inicial para os desafios da implementação do modelo pedagógico e de gestão que serão aplicados nas escolas. “O encontro está nos proporcionando conhecimento e trocas de experiência, para assim fazermos um trabalho de qualidade”, afirmou o diretor da EE Professora Clarinda Mendes de Aquino, Antonio Aurelio Silva Marques.
Para a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, a Escola da Autoria proporciona ao estudante mais tempo de aprendizagem, com qualidade. “É uma proposta curricular totalmente diferenciada. Sempre falamos que não queríamos mais do mesmo, estamos investindo na educação integral, não só no tempo integral, com um olhar diferente, com o jovem como protagonista”, destacou Maria Cecilia durante a formação, na manhã desta quinta-feira (8.2), na Unigran Capital.
Em janeiro, diretores, diretores-adjuntos e coordenadores das 16 Escolas da Autoria de ensino médio em tempo integral estiveram reunidos no Centro de Formação Mariluce Bittar, em Campo Grande, para a Formação dos Gestores 2018, ministrada em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), com foco no foco no dia a dia da gestão escolar e a importância da liderança servidora, com objetivos de preparar as equipes para atuação nas escolas.
Ensino Médio
Para a equipe do órgão central, a SED propôs a segunda etapa da Oficina de Cocriação para Planejamento Estratégico das Coordenadorias que atuam nas políticas para o ensino médio, ministrada pelo Instituto Tellus e Fundação Itaú BBA, no Centro de Formação Mariluce Bittar. “Nós estamos aqui para servir os estudantes da Rede Estadual de Ensino e esta equipe faz parte deste compromisso, desta responsabilidade”, ressaltou Maria Cecilia durante a abertura da formação.
Para Ana Celia de Oliveira Ferreira, da Coordenadoria de Tecnologia Educacional, a formação permite um olhar sobre a construção do mapa estratégico da política do ensino médio. “Discutimos sobre a importância do protagonismo dos jovens nas escolas e, ao mesmo tempo, sentimos que somos protagonistas nessa construção”, explicou a professora.
Jornada Pedagógica
O ano letivo na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul começou nesta terça-feira (6.2), com a Jornada Pedagógica, realizada nas unidades escolares com a participação de diretores, coordenadores pedagógicos e professores, para preparar as escolas para a chegada dos estudantes, no dia 15 de fevereiro. A programação, de quatro dias, conta com acolhimento da equipe; apresentação da rotina da escola, do Regimento Escolar e das plataformas Protagonismo Digital e Foco no Estudante; dinâmicas; e a exibição do documentário “Nunca me Sonharam”, que traça um panorama do ensino médio brasileiro, sob diferentes pontos de vista, destacando os desafios do presente e a expectativa para o futuro.