Campo Grande (MS) – Nesta sexta-feira (20), durante o 14º encontro da “Teia da Educação – Fortalecendo a Rede de Aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, em Dourados, a secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta e o governador Reinaldo Azambuja inauguraram a Coordenadoria Regional de Educação e Centro de Formação e Pesquisa Professora Leila Fioravante Rosa, órgão que abrange a formação continuada de professores, capacitação da gestão escolar e melhorias nas condições físicas e pedagógicas das instituições, entre outras questões que refletem na qualidade do ensino.
A Coordenadoria será responsável pelo acompanhamento, a coordenação e a supervisão das atividades das escolas da Rede Estadual de Ensino, tanto de Dourados, como dos municípios vizinhos: Caarapó, Itaporã, Rio Brilhante, Douradina e Maracaju. “É a descentralização de todas as ações do órgão central da SED, isso vai agilizar o trabalho na região, economizando espaço e tempo das equipes técnicas nas escolas”, explicou a professora Maria Cecilia.
Por meio de um trabalho articulado com as unidades escolares, o objetivo do Governo do Estado com a instituição da Coordenadoria é melhorar o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “A coordenadoria aproxima as demandas que o setor educacional da região da Grande Dourados tem com a Secretaria de Educação para resolver situações das áreas administrativas e de recursos humanos. Trazer esse núcleo também fortalece a formação e capacitação de professores para refletir em uma melhor qualidade de educação em Mato Grosso do Sul”, disse o governador.
De acordo com o diretor da Coordenadoria Regional de Dourados – Centro de Formação e Pesquisa Professora Leila Fioravante Rosa, Nei Elias Coineth de Oliveira, a Coordenadoria e o Centro representam o compromisso de uma educação voltada para a melhoria do ensino, passando pela formação de professores, gestores e funcionários administrativos. “Somos conhecedores de sua garra, frente às ações, em busca da qualidade e fortalecimento da prática pedagógica. A inauguração é um marco de sua gestão para a educação do Estado de Mato Grosso do Sul”, destacou em homenagem à secretária Maria Cecilia.
A solenidade de inauguração foi acompanhada pelos filhos da professora Leila Fioravante Rosa; pela primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja; do prefeito de Dourados, Murilo Zauith; o deputado Federal Geraldo Resende, o deputado estadual Zé Teixeira; o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o secretário de Estado da Casa Civil, Sergio de Paula; o secretário de Estado de Fazenda, Marcio Monteiro; o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares; o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini; o vice-prefeito de Dourados, Odilon Azambuja; o presidente da Câmara Municipal de Dourados, Idenor Machado; o prefeito de Caarapó, Mario Valério; o prefeito de Fátima do Sul, Junior Vasconcellos entre outras autoridades da região.
Centro de Formação e Pesquisa
O aperfeiçoamento da prática pedagógica é um dos fatores determinantes para a melhoria da qualidade do ensino. Nesse sentido, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul criou o Centro de Formação e Pesquisa Professora Leila Fioravante Rosa, com o objetivo de atender todos os profissionais da educação, por meio da oferta de formações, palestras, cursos e apoio à pesquisa. O Centro de Formação e Pesquisa recebe o nome de “Professora Leila Fioravante Rosa”, em homenagem a uma pioneira na área da educação em Dourados.
Fotos: Fabio Baptista e Chico Ribeiro