Candidatos farão avaliações pela manhã e à tarde. Os portões de acesso serão abertos às 8h e às 14h30.
Campo Grande (MS) – Direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) acontece neste domingo, dia 25 de agosto. Com provas em todo o País, a avaliação conta com uma página de suporte para os inscritos, disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC). Para orientar os candidatos, a Secretaria de Estado de Educação (SED) disponibiliza um guia com as principais informações. Confira abaixo.
Para que o participante saiba o local da Prova do Encceja 2019, ele deve acessar o site do INEP, na página do participante com login e senha da Inscrição. Para acessar a página, clique aqui.
Neste domingo (25.08), aproximadamente 2,9 milhões de pessoas participarão das provas doExame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. As avaliações serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) pela manhã e à tarde. Os portões de acesso aos locais do exame ficarão abertos das 8h às 8h45, para as provas aplicadas pela manhã e, à tarde, das 14h30 às 15h15, de acordo com o horário oficial de Brasília.
Para entrar na sala, o participante deve apresentar a via original de um documento de identificação com foto.
Local das provas
O endereço do local das provas está disponível desde o dia 12 de agosto, na Página do Participante. Para conferir, os candidatos precisam fazer login no sistema usando seu CPF e senha escolhida no momento da inscrição.
Aplicação das provas e horários
Os participantes realizarão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação, de acordo com o seguinte cronograma (horário oficial de Brasília):
Manhã
- Abertura dos portões 8h;
- Fechamento dos portões 8h45;
- Início das provas 9h;
- Término das provas 13h.
Tarde
- Abertura dos portões 14h30;
- Fechamento dos portões 15h15;
- Início das provas 15h30;
- Término das provas 20h30.
Ensino Fundamental
- 9h às 13h: Ciências Naturais e Matemática;
- 15h30min às 20h30: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia e Redação.
Ensino Médio
- 9h às 13h: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias;
- 15h30 às 20h30: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Certificação
O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada para cada nível de ensino. Através dele, os candidatos podem obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.
Para obter o certificado de Ensino Fundamental é preciso ter mais de 15 anos. Para o de Ensino Médio, mais de 18 anos. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.
Preparação
Para auxiliar na preparação para o exame, o Inep oferece material de estudo gratuito aos participantes. As apostilas para estudantes e professores e as provas e gabaritos da edição de 2017 estão disponíveis para consulta no site do Encceja.
Inscrições recordes
Em 2019, mais de 2.9 milhões de pessoas se inscreveram para o exame, que será aplicado em 611 municípios brasileiros e é a primeira vez que o edital tem uma versão em Libras, a língua brasileira de sinais. As inscrições para o Ensino Médio foram maioria: mais de 2.3 milhões de candidatos (78,4% do total). Os inscritos para as provas do Ensino Fundamental somam 641.576, ou 21,6%. O número representa 75% a mais que em 2018, segundo balanço divulgado pelo Inep.
Em MS
Nesta edição, 101.354 participantes estão inscritos para as provas no Estado de Mato Grosso do Sul, sendo 27.869 para o Ensino Fundamental e 73.485 para o Ensino Médio.