As estudantes da REE Lauriane Rocha e Eloyse Duarte, que fazem parte do Prodesc, foram medalhistas na edição do Jogos Escolares Brasileiro, que encerrou dia 08, em Brasília.
As estudantes atletas de Badminton da REE (Rede Estadual de Ensino) Lauriane Rocha de Oliveira (Escola Estadual Professor Silvio de Oliveira dos Santos) e Eloyse Duarte Sena (Escola Estadual Maestro Villa Lobos), participaram de 27 de outubro a 08 de novembro, em Brasília, dos Jogos Escolares Brasileiros 2023 (JEBs),
O evento foi considerado o maior da história, com 6.714 inscritos entre estudantes-atletas, comissão técnica e dirigentes, vindos dos 26 Estados e do Distrito Federal. O campeonato foi classificatório para os Jogos Sul-Americanos que acontecem em dezembro, no Chile.
Os JEBs contaram com 18 modalidades esportivas e mais duas de demonstração: curling e esgrima. Atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez têm disputas valendo medalhas. O torneio desse ano foi disputado em 19 subsedes por atletas entre 12 e 14 anos, matriculados em instituições de ensino públicas e privadas.
Lauriane Rocha e Eloyse Duarte fazem parte do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), coordenado pela SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), em parceria com a SED (Secretaria de Estado da Educação), por intermédio do NESP (Núcleo de Esportes), que oferece treinamento esportivo no contraturno das aulas nas unidades escolares da Rede Estadual em diversas modalidades em todo Mato Grosso do Sul.
Lauriane Rocha de Oliveira (E. E. Prof. Silvio de Oliveira dos Santos) e Eloyse Duarte Sena (E. E. Maestro Villa Lobos) foram vice-campeãs dupla feminina Série Bronze de Badminton. Laureane também obteve a terceira colocação geral simples feminino Série Bronze na competição, com resultado Mato Grosso do Sul obteve o 1° Lugar Geral Categoria Feminino ( Série Bronze), com os técnicos Dayane Luiz dos Santos e Luã Lopez da Silva.
Halloween com badminton
Os estudantes que fazem parte da modalidade de Badminton do Programa MS Desporto Escolar, das escolas da REE João Carlos Flores e Orcírio Thiago de Oliveira, ambas de Campo Grande, participaram de “Aulão de Badminton Haloween”.
“Foi oportunidade dos estudantes vivênciarem o badminton no escuro com uma peteca de led, o chamando Blackminton que é práticado em São Paulo, uma forma divertida de demonstrar o desporto que está se destacando em nosso estado”, menciona professora mestre Rafaella Aragão.
“As modalidades esportivas que os estudantes da REE participaram, como o badminton, têm como escopo a preparação para uma melhor qualidade de vida, valorizando os princípios e valores à luz dos pilares da educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser) e, dos valores olímpicos e paralímpicos, (amizade, coragem, determinação, excelência, inspiração e respeito), aplicáveis não somente aos jogos e competições, mas especialmente à educação e à sociedade”, mencionou supervisor do Prodesc Fernando Quadros.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar