Horta comunitária é construída em ação voluntária na EE Vilmar Vieira Matos

Imagem de capa Estudantes Constroem horta comunitária em ação voluntária na EE Vilmar Vieira Matos
  • Publicado em 05 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • A iniciativa, além de embelezar e valorizar o ambiente escolar, representa um significativo investimento em educação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável.

    A Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, em Dourados, iniciou a construção de uma horta sustentável em suas dependências, em parceria com ação voluntária promovida pela MBRF, com recursos destinados pela BRF.

    O projeto foi desenvolvido em parceria com os estudantes do programa AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem), sob a coordenação do coordenador Diego Armando Dias Voss e supervisão de operação das colaboradoras da BRF: Leonice do Nascimento e Aline Gisele Bronzatti Capistana. Durante todo o processo, os alunos participaram ativamente de cada etapa — desde o planejamento e preparo do espaço até a montagem das estruturas e o plantio das mudas —, demonstrando empenho, cooperação e senso de responsabilidade coletiva.

    Celebração e Aprendizado

    A Horta do AJA foi inaugurada no dia 23 de outubro de 2025, em uma manhã de celebração e aprendizado. Nesse momento simbólico, os estudantes do AJA do ensino fundamental e médio realizaram o plantio das últimas mudas, concluindo com êxito o trabalho iniciado em parceria com os voluntários da MBRF. Como reconhecimento pelo comprometimento e dedicação demonstrados, os participantes receberam um certificado entregue pela BRF, simbolizando não apenas a conclusão da atividade, mas também o valor do envolvimento social e da consciência ambiental que a ação proporcionou.

    A proposta da horta comunitária surgiu como uma alternativa criativa e sustentável para otimizar o espaço físico da escola, permitindo o cultivo de hortaliças e temperos frescos em um ambiente acessível, limpo e de fácil manutenção. Mais do que um simples projeto físico, a horta tornou-se um espaço pedagógico vivo, voltado à aprendizagem prática e à promoção de valores como trabalho em equipe, cidadania, responsabilidade ambiental e valorização da natureza.

    A participação dos voluntários da MBRF foi essencial para o sucesso da iniciativa. Com dedicação e entusiasmo, eles compartilharam tempo, conhecimento e esforço, transformando o projeto em realidade. A escolha da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos dentre tantas instituições para receber essa ação foi motivo de grande orgulho e gratidão para toda a comunidade escolar, que se sentiu reconhecida e valorizada pela empresa.

    “Mais do que uma horta, o que foi semeado nesta ação foi o espírito de solidariedade, parceria e transformação. A união entre empresa, escola e comunidade mostrou que, quando se trabalha com propósito, é possível cultivar um futuro mais sustentável e inspirador para todos”, finaliza diretor Ivan Ferreira Pereira.

    Adersino Junior, SED

    Fotos: Arquivo escolar.

    Categorias :

    Dourados

    Veja Também