Membros do Projeto Ára Verá compartilharam saberes e ressaltaram a importância da representatividade indígena em todos os âmbitos sociais.
Os estudantes matriculados na Unidade Curricular III – “Territorialidade, Relações de Poder e Identidades: o Brasil antes do Brasil” da Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, localizado no Jardim Água Boa, em Dourados, vivenciaram, no dia 18 de abril, uma aula diferenciada.
Com o intuito de celebrar o Dia dos Povos Indígenas e contemplar os objetivos pedagógicos da referida disciplina, membros do Projeto Ára Verá foram até a escola conversar com os alunos, compartilhar saberes e ressaltar a importância da representatividade indígena em todos os âmbitos sociais.
Organizado pela professora Letícia Berloffa, o encontro iniciou com uma apresentação artística protagonizada pelo professor de Geografia Elizeu Bastos de Oliveira e pelo aluno Greger de Souza Candido do 3° ano do E.M. Na sequência, os professores Gileandro Barbosa Pedro e Isaque João do Ára Verá apresentaram aos alunos a missão do projeto, a importância das políticas públicas para os povos indígenas e os principais desafios enfrentados na contemporaneidade.
A partir de um bate-papo descontraído os alunos tiraram dúvidas, desconstruíram alguns conceitos e esteriótipos. Em parceria com a CRE-5 (Coordenadoria Regional de Educação – Dourados), a aula foi finalizada com troca de presentes, partilha de alimentos típicos da culinária indígena tradicional e muita alegria.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.