Campo Grande (MS) – Da paixão pelo esporte nasceu em Eder Figueiredo Schio, 35 anos, o desejo de ser professor de Educação Física. Em pouco tempo na profissão, ele já tem feito a diferença na vida dos estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Alice Nunes Zampiere, do Jardim Panamá, Campo Grande, onde leciona. “Sempre gostei e vivenciei esportes, então quando tive a oportunidade de fazer uma graduação, foi esta profissão que eu optei, sem ter dúvida nenhuma”, conta Eder, formado em 2016.
A prática esportiva traz muitos benefícios para as crianças e adolescentes, faz bem para a saúde, melhora a concentração e promove a integração. Os estudantes de Eder sentem tudo isso, não apenas nas aulas de Educação Física, mas também no projeto de Futsal que ele promove na escola. “Os alunos gostam demais do projeto, é difícil alguém faltar, vejo que eles gostam muito de jogar juntos, assim como vejo a transformação positiva que o esporte traz, como mais interação, respeito e diplomacia entre eles, na vida escolar e em sociedade”, explica o professor.
Entre os estudantes do professor Eder, há um que está sempre animado e que aguarda ansiosamente pelas aulas e treinamentos. Victor Henrick tem transtorno do espectro autista e tem encontrado no esporte uma maneira de se desenvolver e evoluir. “O Victor me mostrou o lado da superação, ele é sempre o mais alegre da turma, incentiva os colegas, está sempre disposto a aprender e tem me mostrado como o esporte pode fazer tão bem à vida de qualquer pessoa”, destaca Eder.
Mãe de Victor, a psicóloga Laureane Dias de Mendonça diz que o filho adora praticar esportes e que a experiência de jogar futebol com os colegas tem sido fantástica. “Tem auxiliado na melhoria da coordenação motora dele, sua autoestima está no auge e a sensação de pertencer a um grupo e ser acolhido pelo professor também tem feito a diferença”, ressalta. “Admiro o professor Eder, pois ele é atencioso e acolhedor, fazendo o possível para facilitar o processo de inclusão e integração do meu filho, eu só tenho a agradecer”, conclui.
Assim como Eder, a Rede Estadual de Ensino conta com muitos professores que inspiram, transformando a vida de muitas crianças e adolescentes. A eles, nossa homenagem neste 15 de outubro, Dia do Professor.