Ações desenvolvidas no primeiro bimestre garantem acessibilidade, personalização do ensino e fortalecimento da inclusão escolar
A Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva, localizada em Corumbá, tem se destacado no desenvolvimento de práticas inclusivas por meio da Sala de Recursos Multifuncional, que neste primeiro bimestre promoveu atividades inovadoras voltadas ao AEE (Atendimento Educacional Especializado). A escola integrou tecnologias assistivas, adaptações pedagógicas e ações colaborativas entre professores e coordenadores para atender com qualidade os estudantes público-alvo da educação especial.
O acompanhamento técnico do NUESP/CRE-3 teve como objetivo ampliar as possibilidades de aprendizagem desses estudantes, com intervenções pautadas em práticas acessíveis e personalizadas, respeitando as especificidades de cada um.
Foram promovidas atividades pedagógicas adaptadas, utilizando recursos visuais, táteis e tecnológicos, como materiais ampliados, softwares e jogos educativos. Esses recursos não apenas garantiram o acesso ao conteúdo, como também estimularam a autonomia, a participação ativa e o engajamento dos estudantes nas atividades curriculares.
Além disso, foi realizado acompanhamento individualizado com base na análise das funções executivas e nas avaliações funcionais dos estudantes, o que permitiu identificar desafios e potencialidades, possibilitando a criação de estratégias realmente eficazes para cada perfil. Houve ainda assessoramento contínuo à Direção Escolar, Coordenação Pedagógica, Professores das Disciplinas e Profissionais de Apoio Especializado, fortalecendo o compromisso coletivo com a inclusão e a equidade.
O desenvolvimento dessas ações é resultado da última Formação Continuada em serviço, viabilizada pela COESP/SED, voltada aos Professores de Apoio Especializado da Rede Estadual de Ensino.
A técnica do NUESP, Eugênia Vera, parabenizou a Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva pelo excelente desempenho e engajamento da equipe escolar durante o primeiro bimestre. “Essas ações reforçam que adaptar é mais do que ajustar conteúdos, é transformar o olhar pedagógico, garantindo que todos aprendam, participem e se desenvolvam plenamente em um ambiente que visualiza a diversidade e implementa a equidade”, destacou.
Texto: Jackeline Oliveira
Fotos: Arquivo escolar