Todas as ações serão realizadas virtualmente pelo Portal Escrevendo o Futuro, www.escrevendoofuturo.org.br
Campo Grande (MS) – A cerimônia oficial de lançamento da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP-2021) ocorreu no dia 22 de fevereiro, e serviu de largada para a abertura das adesões das secretarias estaduais e municipais, das inscrições dos professores que vão até o dia 30 de abril, assim como das oficinas nas escolas que deverão ser realizadas até 05 de agosto de 2021.
A Olimpíada reconhece e enaltece o trabalho dos profissionais da educação, nesses tempos de incertezas e desafios à educação, visto que foi redesenhada para adaptar-se às necessidades pandêmicas atuais.
O Programa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), voltado à melhoria do ensino das escolas públicas de todo o país. O Programa realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores, além da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP), um concurso de textos que premia as melhores produções dos estudantes.
Assim, com vistas a ampliar o universo da leitura e da escrita, a OLP vem ofertar aos professores de Língua Portuguesa e aos estudantes de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do EF ao 3º ano do EM, um concurso com foco em relato de prática dos processos de aprendizagem vivenciados por professores e estudantes, durante o trabalho (presencial, remoto ou híbrido) de produção de textos nos gêneros do concurso.
Nas edições anteriores, parte da Olimpíada já acontecia online, mas, neste ano, todas as ações serão realizadas virtualmente pelo Portal Escrevendo o Futuro, www.escrevendoofuturo.org.br e, para mais informações, contatar a Central de Atendimento pelo 0800 7719310.
Ressalta-se a relevância da participação dos professores nesse evento, uma vez que um dos escopos da OLP, bem como desta Secretaria é contribuir para a formação de profissionais da educação, articulando saberes específicos da área de conhecimento de linguagens com o saber pedagógico, com foco nos gêneros trabalhados no Programa, distribuídos, de forma dinâmica, na metodologia embasada nas sequências didáticas.