O objetivo foi propiciar a participação de todos os estudantes nas modalidades de Futsal – masculino e feminino e Voleibol – misto (de caráter competitivo, educacional, esportivo e inclusivo)
A Escola Estadual Professor Celso Müller do Amaral, em Dourados, realizou, nos dias 04 a 10 de outubro, o projeto de ensino e escolar intitulado Jogos Interclasses C.M.A. 2024 (Jogos Internos), com a participação de turmas do ensino fundamental parcial e integral e ensino médio integral, contabilizando 16 salas participantes.
Os jogos, criado, projetado e coordenado pela professora doutora Ana Paula Moreira de Sousa (Educação Física), teve como objetivo principal propiciar a participação de todos os estudantes nas modalidades de Futsal – masculino e feminino e Voleibol – misto (de caráter competitivo, educacional, esportivo e inclusivo), seja como jogadores principais em quadra ou também desempenhando outros papéis/funções, tais como: equipes de imprensa, equipes de torcida, equipes de segurança, equipes de logística e limpeza, equipes de primeiros socorros e auxiliares de água.
O projeto contou com apoio de alguns professores da escola, direção, administrativos, pais e estudantes. Portanto, foi um projeto que iniciou no começo do ano letivo e findou-se com esses dias já mencionados (início de outubro). Foram dias de preparo, planejamento, trabalho e execução, para que tudo fosse exitoso.
Foram momentos de escrita do projeto, aprovação dele pela direção e coordenação pedagógica, reuniões com os líderes e vice-líderes de sala e com todas as equipes de trabalho – já mencionadas anteriormente. Foram meses de treinamentos dos esportes, confecção de camisetas para organização, gritos de guerra, produção de bandeiras, ensaios de entradas das delegações, confecção das camisetas de cada sala, com seus respectivos escudos (em que cada turma teve sua cor própria, se diferenciando uma da outra), além de apresentações de dança, que foram criadas por cada turma e supervisionada pela coordenadora do evento.
Houve participação especial do Grupo Ginasloucos (time esportivo acrobático de basquetebol) na abertura do evento e também contou com acompanhamento de emissora de TV, com reportagem na abertura e nos jogos.
Todas as fases do projeto desenvolvido foram baseadas de forma adaptada no Sport Education Model, ou seja, uma proposta nova de sequência didática para a área da Educação Física, que veio dos Estados Unidos e apresentada por um professor que esteve na escola fazendo sua pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar.
“Desse modo, agradecimentos ao professor Leandro Aparecido Faleiros pela apresentação dessa sequência didática, que transformou e revolucionou o Projeto de Jogos Interclasses C.M.A. 2024, minhas aulas de Educação Física Escolar e meus próximos projetos”, menciona diretor Wagner Jose de Souza.
“Agradecimentos especiais ao professor de arte, Luiz Flávio Carvalheiro, pela magnífica decoração, com o tema “C.M.A, comemora 2 décadas de Olímpiadas”, enfatiza diretora adjunta Elma Aparecida Gonçalves.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.