O objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência prática e significativa sobre ética, cidadania e o funcionamento do sistema judiciário
A Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, em Dourados, como parte das ações pedagógicas, realizou um Júri Simulado, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência prática e significativa sobre ética, cidadania e o funcionamento do sistema judiciário.
A atividade foi organizada pela supervisora Julie Anne de Souza, supervisor Thiago Bispo e acompanhada pela professora coordenadora de Práticas Inovadoras (PCPI) Érica Cristina.
Durante a simulação, os estudantes assumiram diferentes papéis dentro de uma audiência judicial: promotores, defensores, jurados, testemunhas, equipe de acusação e réu, vivenciando, na prática, a experiencia de um julgamento. O caso debatido foi construído com base em temas atuais, incentivando a reflexão crítica e o desenvolvimento da argumentação embasada em fatos e princípios éticos.
Divididos em grupos, os estudantes mergulharam no universo jurídico, exercitando habilidades como oratória, pensamento crítico, trabalho em equipe e empatia. A vivência permitiu compreender conceitos que antes estavam apenas nos livros, tornando o aprendizado mais concreto, envolvente e transformador.
A turma do 2º ano C foi premiada com medalhas pelo excelente desempenho durante o julgamento, destacando-se pela clareza dos argumentos, postura ética e trabalho em equipe.
A aluna Sarah Balbinot resumiu a experiência com entusiasmo, “o júri simulado foi uma experiência muito enriquecedora, pois proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades, como argumentação, pensamento crítico, trabalho em equipe, participação ativa, comunicação e raciocínio lógico. Foi uma atividade bastante significativa que ajudou a melhorar as experiências de aprendizado dos alunos”.
Para o diretor Ivan Pereira, “foi com grande satisfação que acompanhei a realização do Júri Simulado em nossa escola. Essa atividade reafirma nosso compromisso com uma educação inovadora, que ultrapassa os limites da sala de aula e conecta o conhecimento teórico à prática, preparando nossos estudantes para os desafios da vida em sociedade”.
A unidade escolar reforça, por meio da iniciativa, seu comprometimento com uma proposta educacional dinâmica e significativa. Estratégias como o Júri Simulado valorizam a participação ativa dos estudantes, revelam habilidades diversas e contribuem para a construção de uma escola pública comprometida com a formação crítica, democrática e transformadora.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.