Publicado em 07 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Aprendizagem criativa teve jogos e ensaios teatrais baseados em poesias de Manoel de Barros
Ler e escrever pode ser mais que uma tarefa escolar e o projeto “Aprendendo com os Gêneros Textuais” revelou para alunos do 8º e 9º ano da EE Coronel Ramiro Noronha, em Ponta Porã, que é possível melhorar a expressão pessoal por meio de Arte e Literatura.
Os estudantes aprenderam a reconhecer estruturas, linguagens e finalidades de cada tipo de texto para criação de produções autorais apresentadas em uma exposição divertida.
“Queremos que cada estudante perceba a leitura e a escrita como caminhos de descoberta e criação”, destacou a equipe pedagógica da escola.





A atividade teve ainda jogos interativos com dominós gigantes, bingos temáticos e colagens para desenvolver leitura, escrita e interpretação.
Poesias, pinturas e a encenação das peças teatrais “Emília” e ”Palavras Desinventadas” também estiveram entre as iniciativas em um ambiente de arte e imaginação.
“Mais que despertar o gosto pela leitura, as ações visam reforçar o protagonismo dos estudantes e a força das palavras para impulsionar uma comunicação pessoal mais confiante”, ressaltou o diretor Geraldo Franco Fernandes.
Texto: Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar




