Literatura, Matemática e Tecnologia fortalece aprendizagem na EE Roberto Scaff

Literatura, Matemática e Tecnologia fortalece aprendizagem na EE Roberto Scaff
  • Publicado em 18 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • Projeto integra leitura, organização e pensamento crítico no Ensino Fundamental

    Em um mundo cada vez mais inundado por textos, imagens, números e decisões rápidas, produzir e compreender informações virou habilidade indispensável para a vida.

    Pensando nisso, a Escola Estadual Roberto Scaff desenvolveu o projeto ‘Ler, Entender e Produzir na Língua Portuguesa e Matemática’, uma iniciativa que une literatura, raciocínio lógico e tecnologias educacionais para fortalecer a recomposição da aprendizagem dos estudantes do 6º, 7º e 9º ano, na cidade de Anastácio.

    Aprendizagem que conecta leitura e imaginação

    Guiados pelas professoras Michele Gomes Marçal e Valéria Maria Furtado Soares, os estudantes tiveram contato com obras clássicas como ‘Emília no País da Gramática’ e ‘Emília no País da Aritmética’, de Monteiro Lobato, além de contos modernos que ampliam o repertório literário.

    A proposta vai além da leitura, com produção textual, reelaboração de narrativas e interpretação crítica.

    Com dramatizações e debates sobre temas presentes nas histórias, cada passo leva os estudantes a reconstruírem habilidades de leitura e escrita.

    Matemática viva, contextualizada e criativa

    O projeto integra conceitos matemáticos às histórias literárias para tornar o raciocínio lógico mais significativo.

    Situações-problema, origamis inspirados em contos, cálculos contextualizados, noções de medida e atividades lúdicas aproximam os conteúdos da realidade dos estudantes.

    Essa abordagem interdisciplinar reforça a compreensão dos conceitos e demonstra que Matemática é linguagem, criação e forma de interpretar o cotidiano.

    Tecnologia aliada ao protagonismo estudantil

    As atividades também incluem o uso de ferramentas digitais, como Canva e recursos de Inteligência Artificial.

    Essas ferramentas auxiliam os estudantes na criação de cartazes, quadrinhos, portfólios digitais e ilustrações.

    A professora coordenadora de práticas inovadoras, Lélia Terezinha da Silva, ressalta que “a tecnologia tratada de forma ética e responsável amplia a autoria dos alunos e torna o processo de aprendizagem mais dinâmico”. Fato alcançado na culminância do projeto.

    Cada estudante apresentou seu portfólio integrado, reunindo textos, atividades interdisciplinares e produções criativas; um registro concreto da evolução ao longo dos meses.

    Educação que acolhe, acompanha e transforma

    A coordenação pedagógica, direção e professores colaboradores acompanharam cada etapa do projeto, garantindo apoio, mediação e escuta ativa.

    A diretora da escola, Edna de Souza Sanches, ressalta que o processo avaliativo foi contínuo e focado no desenvolvimento intelectual de todos.

    “Este projeto mostra o quanto cada estudante ainda pode avançar quando encontra apoio e oportunidades reais”, finaliza Edna.

    Gilberto Junior, SED

    Fotos: arquivo escolar

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