Atividade promove integração, expressão oral e prazer pela leitura em ambiente descontraído
Transformar a leitura em uma experiência sensorial, leve e divertida foi o propósito de uma atividade realizada no dia 6 de junho, na Escola Estadual Semíramis Carlota Benevides da Rocha, em Coxim, envolvendo as turmas do 6.º Ano “A” e 7.º Ano “A”. Sob a coordenação do professor Marcos Vinicius Leite e da professora Laura Cristiana Leones Lelis (PCPI), o projeto inovador “Piquenique da Leitura” levou os estudantes para além da sala de aula, integrando leitura, oralidade e convivência num espaço ao ar livre, cercado por criatividade e interação.
A ação teve início com a leitura do livro “O Barato das Baratas”, de Ariadne Cantú, realizada previamente em sala de aula. A culminância ocorreu durante o piquenique, onde os alunos apresentaram oralmente suas impressões sobre a obra, exercitando a interpretação e desenvolvendo o raciocínio lógico de forma leve e participativa. Ao longo do evento, também compartilharam suas leituras preferidas do semestre, fortalecendo vínculos com colegas e professores.
Para a diretora adjunta, professora Maira de Quevedo, ações como essa são essenciais para estimular o gosto pela leitura: “Atendemos, em sua maioria, estudantes que ainda não incorporaram o hábito da leitura ao seu dia a dia. Neste contexto, a escola assume o papel de facilitadora, criando condições e espaços motivadores. A leitura ao ar livre, com um ambiente acolhedor e atrativo, torna-se uma experiência prazerosa e eficaz no desenvolvimento de habilidades básicas da leitura.”
A coordenadora pedagógica Cimara Luciane Dalto também destacou o valor da leitura no processo de formação: “Ler vai muito além de uma simples atividade escolar. É uma ferramenta essencial para o aprendizado, para a vida em sociedade e para o desenvolvimento humano.” Ela reforçou que a leitura conecta os estudantes a diversas culturas, fomenta a reflexão sobre diferentes realidades e fortalece as competências comunicativas. Para ela, ler com frequência amplia o vocabulário, melhora a ortografia e desenvolve a capacidade argumentativa, formando cidadãos mais críticos, informados e preparados para tomar decisões conscientes.
Já a coordenadora pedagógica do 7.º Ano “A”, professora Katiuci Elesbão de Oliveira, ressaltou que o Piquenique da Leitura é uma estratégia eficaz para promover o hábito de leitura de forma lúdica e interativa. “Por meio dessa ação, busca-se melhorar a habilidade de ler, interpretar e produzir textos, ampliando o vocabulário e o repertório criativo dos participantes. Além disso, a atividade contribui para o desenvolvimento da capacidade crítico-discursiva e da organização das ideias”, afirmou. Segundo ela, o evento também desperta o interesse pelo manuseio do livro, seja em formato físico ou virtual, e ajuda a construir memórias afetivas entre alunos e professores.
O encerramento da atividade foi marcado por um piquenique coletivo, repleto de sabores, sorrisos e trocas significativas. Mais do que um momento de lazer, a ação reforçou a importância da leitura como prática pedagógica que transcende os muros da sala de aula e transforma a experiência educacional. Em um ambiente descontraído, os alunos vivenciaram a literatura de forma prazerosa, criativa e significativa, uma verdadeira celebração do conhecimento e da convivência.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar