Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Matemática é ensinada com jogos didáticos na EE João Ponce de Arruda

  • 27 mar 2025
  • Categorias:Três Lagoas
  • Compartilhar:

O objetivo é potencializar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, tornando-o mais dinâmico e envolvente, por meio de atividades lúdicas.

Na Escola João Ponce de Arruda, em Três Lagoas, a professora Mariana Rodrigues utiliza jogos didáticos como uma abordagem alternativa no ensino de Matemática para os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II.

Wordwall

O primeiro jogo escolhido foi a plataforma digital Wordwall, que oferece uma variedade de minijogos interativos, como quizzes, competições e anagramas. Essa ferramenta foi utilizada para trabalhar o descritor “Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)”, com foco nas Propriedades da Potenciação. A dinâmica da aula envolveu os estudantes em duplas, que começaram a resolver cálculos e, à medida que acertavam, avançavam nas posições do jogo.

A competitividade gerada entre as duplas foi um fator motivador, estimulando os alunos a calcular com mais empenho, enquanto anotavam os resultados em seus cadernos para que a professora pudesse acompanhar seu progresso.


Jogo da velha

Além do Wordwall, a professora também utilizou o clássico Jogo da Velha, com o intuito de reforçar as propriedades da potenciação. Para isso, preparou o material com folhas sulfites coloridas contendo contas e resultados. Os estudantes precisavam resolver as contas corretamente para marcar as células do Jogo da Velha.

O primeiro que completasse três ordens corretas ganhava o jogo. Esse formato não só motivou a participação, mas também incentivou os alunos a aplicar os cálculos de forma prática e divertida.

A professora observou que, ao integrar jogos e uma competição saudável, os alunos se mostraram mais envolvidos na resolução dos problemas, o que resultou em uma aprendizagem significativa. Ela também destacou a importância de utilizar recursos que saem da rotina tradicional, pois isso contribui para o engajamento dos estudantes e a construção de conhecimentos de forma mais eficaz.


Eficiência

A utilização de jogos didáticos no ensino de Matemática se mostrou uma estratégia eficiente para potencializar a aprendizagem dos estudantes, proporcionando uma experiência de aprendizado mais interativa e motivadora.

A professora Mariana Rodrigues conseguiu, não só reforçar conteúdos importantes, como as propriedades da potenciação, mas também estimular a participação ativa dos alunos, através da competitividade saudável.

“Essa abordagem lúdica é uma excelente alternativa para tornar o ensino mais atrativo e eficaz, permitindo que os alunos aprendam de forma prazerosa e significativa”, finaliza diretora Carmem Eliana Garcia.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar

 

Últimas Notícias

  • Mostra Pedagógica transforma Feira Central em vitrine da formação docente em Campo Grande
  • Engajamento que Transforma: Escola Estadual aposta em novas estratégias para fortalecer o aprendizado
  • Escola de Rio Verde conquista o primeiro lugar no 3º Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS
  • EE Vereador Moacir Djalma Barros realiza Gincana de Matemática para comemorar o Dia do Estudante
  • EE Fernando Corrêa realiza Feira do Livro: “Literatura, identidade e humanização no espaço escolar”
  • Estudantes do CEEP Arlindo Neckel participam de curso “Noções de Informática”
  • Centro de excelência em MS apoia o desenvolvimento de estudantes com altas habilidades e superdotação
  • Tecnologias, futuro e propósito foram temáticas de palestra na EE Vilmar Vieira de Matos
  • EE Rui Barbosa transforma o horário do almoço em espaço de convivência, criatividade e aprendizado
  • Escolas da REE participam do Campeonato Estadual Escolar de Tênis de Mesa
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital