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Microrganismos em Ação: O que os olhos não veem, a ciência revela

  • 12 jun 2025
  • Categorias:destaque, Dourados
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Aulas práticas despertam interesse de estudantes de Dourados para o universo invisível da microbiologia

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira, em Dourados (MS), participaram de aulas práticas sobre microrganismos, promovendo uma imersão no mundo invisível da biologia. As atividades foram conduzidas pelas professoras Vanusa (Ciências) e Gabriela (Biologia), com apoio do Professor Coordenador de Práticas Inovadoras (PCPI), Rodolfo, e de estudantes estagiários, e foram adaptadas aos diferentes níveis de ensino.

Para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, a professora Vanusa desenvolveu a prática “Explorando o Mundo Microbiano”. A aula começou com uma abordagem teórica sobre morfologia, reprodução e os diferentes tipos de bactérias, tanto benéficas quanto patogênicas. Em seguida, os alunos realizaram a coleta de amostras bacterianas de superfícies como mesas, lixeiras, e partes do corpo (mãos, orelhas e pés), utilizando cotonetes e placas de Petri com ágar nutritivo. As amostras foram incubadas para observação do crescimento de colônias bacterianas nos dias seguintes.

O desenvolvimento das bactérias foi analisado em etapas, permitindo aos alunos comparar quantidade, diversidade e locais de maior contaminação, promovendo reflexões sobre higiene, saúde e prevenção de doenças.

Já os alunos do 1º ano do Ensino Médio, sob orientação da professora Gabriela, participaram da aula “Microrganismos em Cena: A Vida Que Não Se Vê”. Após uma introdução teórica sobre a classificação, estrutura e importância ecológica e médica dos microrganismos, os estudantes passaram à observação microscópica de lâminas.

Durante a prática, os alunos analisaram bactérias coradas com azul de metileno, protozoários presentes em água de lagoa e fungos desenvolvidos em alimentos em decomposição. Estruturas como flagelos, cílios, pseudópodes, esporângios e hifas foram observadas e registradas por meio de esquemas desenhados e anotações científicas, possibilitando uma comparação entre os diferentes grupos de microrganismos.

As duas experiências proporcionaram um aprendizado concreto e dinâmico, despertando a curiosidade científica, o pensamento crítico e a valorização da ciência como ferramenta para compreender fenômenos invisíveis, mas essenciais à vida.

Combinando teoria e prática, o projeto reforça a importância da educação científica na formação de cidadãos conscientes, promovendo o interesse dos jovens pela ciência e pelo entendimento do mundo que não se vê a olho nu, mas que está presente em todos os aspectos da nossa vida.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar





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