Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Modelos Moleculares transformam aula de Química em experiência interativa e significativa em Dourados

  • 20 out 2025
  • Categorias:destaque, Dourados
  • Compartilhar:

Estudantes do 3º ano exploram o conceito de isomeria plana por meio da construção de estruturas tridimensionais

Na Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, uma aula prática de Química levou os alunos da turma 3A a mergulharem de forma concreta no universo da isomeria plana. A atividade, conduzida pela professora Arlete Calderan, utilizou modelos moleculares tridimensionais para ilustrar, de maneira visual e manipulável, como pequenas variações na estrutura de compostos orgânicos podem resultar em substâncias com propriedades diferentes.

Durante a aula, os estudantes construíram modelos que representavam diferentes tipos de isômeros, trabalhando conceitos como isomeria de cadeia, de posição, de função e geométrica. Ao comparar essas estruturas, foi possível compreender na prática como as moléculas se organizam e como essa organização influencia suas características químicas.

A proposta pedagógica teve como foco principal promover um aprendizado mais significativo, estimulando o raciocínio espacial, a abstração e a aprendizagem colaborativa. “Quando o aluno consegue visualizar e manipular as moléculas, o conteúdo deixa de ser abstrato e passa a fazer sentido, despertando o interesse pela Química e pela ciência como um todo”, destacou a professora Arlete.

Além de facilitar a compreensão dos conceitos, a atividade gerou entusiasmo entre os alunos, que se mostraram mais engajados ao explorar o tema por meio da experimentação. O uso de recursos didáticos concretos reforçou a importância de metodologias que aproximam teoria e prática, tornando o ensino de Química mais acessível e envolvente.

A experiência reforça o valor de estratégias inovadoras no ensino médio, especialmente em disciplinas que exigem alto nível de abstração. O resultado foi uma aula que uniu conteúdo, prática e interesse, com impactos positivos na aprendizagem dos estudantes.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar



Últimas Notícias

  • Modelos Moleculares transformam aula de Química em experiência interativa e significativa em Dourados
  • Talento e dedicação rendem medalhas a estudantes do Ceam/AHS em olimpíada nacional
  • Estudantes brilham na Feira do Conhecimento da Escola Antônio Nogueira da Fonseca – Extensão JAMIC
  • Começam hoje as inscrições para curso voltado a futuros coordenadores pedagógicos
  • Escola Estadual Tertulina Martins de Oliveira conquista destaque na 1ª Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul
  • Jovens sul-mato-grossenses levam protagonismo ambiental à etapa nacional da VI CNIJMA
  • Mostra Cultural em Dourados destaca culturas afro e indígena como caminhos para a liberdade
  • Estudantes da EE Professora Clarinda Mendes de Aquino exploram tecnologias do LABCRIE para produção de jornal escolar
  • Educação do Campo ganha força com parceria entre PIBID e Escola Tertulina Martins de Oliveira
  • Avaliações em larga escala terão início nesta segunda-feira em MS
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital