Estudantes do 3º ano exploram o conceito de isomeria plana por meio da construção de estruturas tridimensionais
Na Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, uma aula prática de Química levou os alunos da turma 3A a mergulharem de forma concreta no universo da isomeria plana. A atividade, conduzida pela professora Arlete Calderan, utilizou modelos moleculares tridimensionais para ilustrar, de maneira visual e manipulável, como pequenas variações na estrutura de compostos orgânicos podem resultar em substâncias com propriedades diferentes.
Durante a aula, os estudantes construíram modelos que representavam diferentes tipos de isômeros, trabalhando conceitos como isomeria de cadeia, de posição, de função e geométrica. Ao comparar essas estruturas, foi possível compreender na prática como as moléculas se organizam e como essa organização influencia suas características químicas.
A proposta pedagógica teve como foco principal promover um aprendizado mais significativo, estimulando o raciocínio espacial, a abstração e a aprendizagem colaborativa. “Quando o aluno consegue visualizar e manipular as moléculas, o conteúdo deixa de ser abstrato e passa a fazer sentido, despertando o interesse pela Química e pela ciência como um todo”, destacou a professora Arlete.
Além de facilitar a compreensão dos conceitos, a atividade gerou entusiasmo entre os alunos, que se mostraram mais engajados ao explorar o tema por meio da experimentação. O uso de recursos didáticos concretos reforçou a importância de metodologias que aproximam teoria e prática, tornando o ensino de Química mais acessível e envolvente.
A experiência reforça o valor de estratégias inovadoras no ensino médio, especialmente em disciplinas que exigem alto nível de abstração. O resultado foi uma aula que uniu conteúdo, prática e interesse, com impactos positivos na aprendizagem dos estudantes.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar