Campo Grande (MS) – Em sua quarta edição, a Teia da Educação tem como tema “O protagonismo que faz a diferença”, a fim de destacar e valorizar o papel de cada um dos 22 mil servidores estaduais da Rede Estadual de Ensino. Para isso, o evento é realizado sempre com dois encontros simultâneos: um para a equipe pedagógica das escolas; outro para o corpo administrativo, formado pelos profissionais que atuam na limpeza, manutenção, inspeção, merenda, secretaria, biblioteca e portaria das escolas.
Agente de limpeza na EE Zumbi dos Palmares, Jaraguari, Leandra Martins da Silva acredita que a Teia da Educação mostrou aos servidores administrativos a importância deles na escola. “Às vezes, achamos que não temos tanta importância, mas hoje pudemos ver como somos fundamentais. Não são só os professores, é um conjunto dentro da escola”, destacou.
De acordo com a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, o protagonista é aquele que se destaca, buscando fazer o melhor em sua função. “O protagonista é aquele que tem presença, que está sempre antenado ao que acontece na escola, é aquele que se coloca no lugar do outro, que sabe argumentar quando discorda de alguém ou alguma coisa, mas principalmente, é aquele que tem equilíbrio em suas atitudes”, destaca.
Os servidores administrativos participam da palestra “Os protagonismos dos profissionais da educação: o que te motiva?”, ministrada pela gestora do Núcleo de Psicologia Educacional da SED, Paola Nogueira Lopes, que aborda o protagonismo e a motivação, trabalhando as questões pessoais e coletivas. “Quero saber o que os motiva a estar onde estão, mas também falo um pouquinho de neurociência, trabalho em equipe e a importância da coerência entre o que eu falo e o que eu faço”, explica a palestrante.
Para Emanuelly Cristina, merendeira na EE Miguel Sutil, de Camapuã, a palestra foi importante para valorizar e motivar os servidores. “Sei que fazemos a diferença na vida dos estudantes, e a palestra falou do nosso convívio com eles com os colegas”, afirmou. “A palestra foi muito boa, queremos que aconteçam mais”, completou Lourdes de Souza Vasconcellos, assistente de atividades educacionais na EE Miguel Sutil.
Realizada nos municípios-sede das Coordenadorias Regionais de Educação, a Teia da Educação 2018 passou por Aquidauana, Jardim, Ponta Porã, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Naviraí, Campo Grande, Dourados, Paranaíba e Três Lagoas.