Evento realizado nesta quarta-feira, em Brasília-DF, pelo Ministério da Educação, homenageou 60 alunos e 20 diretores de escolas públicas de todas as regiões do País.
Brasília (DF) – Na tarde desta quarta-feira (04.09), estudantes e diretores escolares de diversas regiões do País estiveram reunidos para participar da premiação “Destaque da Educação Fundamental” voltada para a valorização dos jovens e também dos gestores envolvidos no processo de aprendizagem. Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o evento contou com a presença da titular da SED e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Cecilia Motta.
Ao todo, 60 estudantes – matriculados em turmas de 5º e 9º anos – e 20 diretores das escolas que tiveram melhores resultados no último relatório do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) receberam das mãos do ministro da Educação, Abraham Weintraub, um certificado pelo bom desempenho escolar. A cerimônia também contou com a presença do secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, e do presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia.

Além da participação no evento, a turma participou de um tour cívico guiado para conhecer os principais pontos turísticos da cidade e aprender sobre a história de Brasília. Na oportunidade, o Inep trabalhou para conscientizar os alunos sobre a importância da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), já que o exame mensura a qualidade do ensino no Brasil.
Representação
Os alunos e diretores são oriundos de 15 estados e 19 municípios de todas as regiões do País, sendo 1 diretor e 3 alunos de cada escola. De acordo com os critério estabelecidos, foram contemplados quatro colégios por região, nas seguintes categorias:
• maior Ideb na última avaliação para os anos iniciais (5º ano);
• maior Ideb na última avaliação para os anos finais (9º ano);
• maior aumento nos resultados do Ideb em anos iniciais (5º ano);
• maior aumento nos resultados do Ideb em anos finais (9º ano).
Texto: Assessoria de Comunicação Social/Consed e Comunica/SED.