Campo Grande (MS) – Anualmente, a Fundação Liberato realiza a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), com objetivo estimular estudantes na atividade de iniciação científica e tecnológica de forma a acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores; conduzir à sistematização e à institucionalização da pesquisa no ensino médio e profissional de nível técnico; estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade através da pesquisa científica e tecnológica; e possibilitar aos expositores e professores a integração com colegas de outras instituições de ensino de modo a ampliar suas relações.
Na edição 2016, com previsão de visitação de, aproximadamente, 50 mil pessoas entre os dias 24 e 30 de outubro, a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul está sendo representada pela Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, que também apresentou diversos trabalhos em feiras regionais. Além dos resultados inerentes ao desenvolvimento dessas pesquisas, relacionados aos conhecimentos obtidos, a escola está apresentando um trabalho desenvolvido pelos estudantes sobre “Algumas fases para a aprendizagem: conhecimento ou game over”, elaborado por Luan Lima Giordano, Igor Gaidargi Gonçalves Cruz e Ritchelli Alcântara, sob orientação do professor Demerval Alves de Souza Junior.
As atividades de pesquisa buscam envolver desafios ligados à realidade escolar, no sentido de sensibilizar e possibilitar melhorias em seu entorno, desenvolvendo uma postura crítica e consciente como sociedade na qual fazem parte. Esse resultado evidencia que o processo de aprendizagem de cunho investigativo pode proporcionar não apenas conhecimento, mas também a formação cidadã do estudante. A Secretaria de Estado de Educação (SED) incentiva a realização da iniciação científica nas escolas da Rede Estadual de Ensino e reconhece a importância da utilização de atividades experimentais, permeando as práticas pedagógicas dentro da escola a fim de ampliar o interesse do estudante pelo estudo, estimular uma aprendizagem eficaz e aproximar a teoria e a prática.
no images were found