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Novo Ensino Médio é discutido com órgão central da SED

  • 09 set 2021
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Novo Ensino Médio
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O modelo de aprendizagem proporcionará ao jovem, durante os três anos (1º, 2º e 3º), 3000 horas no Ensino Médio em Tempo Parcial e 4500h para Ensino Médio em Tempo Integral. 

Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP), esteve reunida, na tarde desta quarta-feira (08.09), no plenário do Centro de Formação professora Mariluce Bittar, com todos setores do órgão central da SED, em Campo Grande. A pauta da reunião foi referente ao Novo Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Secretária de Educação Cecilia Motta explana ao órgão central da SED sobre o Novo Ensino Médio

De acordo com o coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP), Davi de Oliveira dos Santos, o modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento proporcionará ao jovem, a partir do ano que vem, durante os três anos de Ensino Médio (1º, 2º e 3º) 3000 horas no Ensino Médio em Tempo Parcial, sendo 1.800h na Formação Geral Básica e 1.200 h no Interativo Formativo.

Já o Ensino Médio em Tempo Integral, ofertado em Mato Grosso do Sul, através do Programa “Escola da Autoria”, de acordo com responsável pelas políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional de MS, os estudantes deste modelo de ensino terão 4.500 horas, sendo 1.800h na Formação Geral Básica e 2.700h no Itinerário Formativo.

Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta esteve participando da reunião com responsáveis pelos setores do órgão central e explanou sobre as dificuldades de toda equipe, por um ano e meio, trabalhar apenas em função da pandemia, “agora que retornamos, muita coisa mudou e é imprescindível que órgão central esteja antenado, teremos que alinhar, sintonizar e nos falar muito, onde o nosso foco hoje é o Novo Ensino Médio”.

Superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Daher

Secretária lembrou que Mato Grosso do Sul possui 18 municípios com uma única unidade escolar atendido pela REE, “ nosso governo é municipalista, não podemos deixar de atender, estamos planejando e operacionalizando conforme a realidade de cada unidade e não podemos impedir que estes estudantes tenham o ensino em tempo integral, para isso este alinhamento com órgão central será importante, como também será imprescindível alinhamento com gestores escolares, coordenadores, docentes, administrativos, enfim toda comunidade escolar”.

Formação Geral Básica

Superintendente de Políticas Educacionais Hélio Daher relatou aos responsáveis pelos setores do órgão central da SED sobre a estrutura curricular da Formação Geral Básica que terá a junção do Currículo de Referência (BNCC + parte diversificada) e orientações curriculares complementares para a REE, formando a parte comum para todos estudantes.

Os estudantes terão ainda na Formação Geral Básica, de acordo com Hélio Daher, a inclusão da parte diversificada e seriação com eixos temáticos e componentes curriculares, divididos em: Linguagem e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa); Matemática e suas Tecnologias (Matemática); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física, Química); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).

Itinerário Formativo Propedêutico

Coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP), Davi de Oliveira dos Santos

Outra parte da carga horária do Novo Ensino Médio serão os Itinerários Formativos Propedêuticos, com a junção da parte comum proposto pela SED com núcleo integrador e o aprofundamento organizado em área de conhecimento organizada em seis blocos de unidades curriculares constituídos mediante o interesse e o projeto de vida dos estudantes, independente do ano que estejam matriculados.

Portanto, a parte flexível, construída de acordo com a realidade de cada unidade escolar, estará contendo nos componentes curriculares: intervenção comunitária, projeto de vida, unidades curriculares (I a IV) e unidade curricular eletiva, além do itinerário do núcleo integrador das escolas em tempo integral como empreendedorismo, linguagens e interartes, matemática criativa.

Participaram da reunião de alinhamento sobre o Novo Ensino Médio, superintendentes, Soraya Regina de Hungria Cruz (Planejamento e Apoio Institucional), Paulo Cezar Rodrigues dos Santos (Informação e Tecnologia), Wellington Fernando Modesto da Silva (Gestão de Pessoas), Anderson Soares Jbara (Administração, Orçamento e Finanças), Mary Nilce Peixoto dos Santos (Administração de Regionais), Eva Maria Katayama Negrisolli (Chefe de Gabinete), coordenadores e assessores da SED.

Fotos: Juarez Júnior e Renata Novaes

 

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