Orientação e treinamento foram para o emprego dos meios disponíveis na escola com vistas à prevenção e combate a incêndios, assim como aos primeiros socorros.
Escola Estadual João Carlos Flores, que oferta educação em tempo integral, em Campo Grande, recebeu, no dia 17 de junho, a equipe do NUPPAE – Núcleo de Pesquisa e Prevenção de Acidentes nas Escolas.
O trabalho no NUPPAE é realizado em parceria com o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) e passa pela orientação e treinamento da direção, dos coordenadores pedagógicos, docentes e servidores de apoio à educação básica para o emprego dos meios disponíveis na escola com vistas à prevenção e combate a incêndios, assim como aos primeiros socorros que devem ser prestados às vítimas de eventuais acidentes, bem como para a evacuação das unidades quando necessário.
Ademais, a atuação engloba resposta efetiva em situações que envolvam a entrada de pessoas estranhas na escola e ocorrências que possam provocar risco para comunidade escolar.
O diretor da unidade escolar Claudecy José da Cruz mencionou que o dia foi repleto de atividades feitas com muita qualidade, “como palestras, formações e treinamentos, direcionados a mais de cinquenta participantes que foram orientados e treinados para prevenir acidentes e também remediá-los por meio de uma rápida e imediata intervenção com técnicas de primeiros socorros”, enfatiza.
Claudecy exaltou o engajamento de todos os participantes na missão de aprender e assim oferecer um ambiente seguro e protegido aos estudantes.
A diretora adjunta Jennifer Sheylla Faustino Montenegro resalta ainda, que acões como a desenvolvida na escola, além de ir de acordo com a legislação vigente (como a conhecida Lei Lucas 13.722/18 e a Lei 6224/23 sobre a formação de brigadistas voluntários) vai de encontro a tornar o ambiente escolar mais acolhedor e seguro para todos, poporcionando aprendizado e interação entre os servidores escolares.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.