O intuito é proporcionar uma proposta inovadora, alinhada a promoção do protagonismo estudantil e a sustentabilidade ambiental
A Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, em Aquidauana, iniciou oficialmente as atividades do Clube de Ciências em Ação, com uma proposta inovadora e alinhada à promoção do protagonismo estudantil e à sustentabilidade ambiental.
A estreia do projeto aconteceu no dia 12 de Maio, com a realização da Oficina de Fotografia Científica e Ambiental no Parque Natural Municipal Lagoa Comprida, em Aquidauana e foi ministrada pelo profissional fotógrafo Alexsander Arguelho.
Com o objetivo de despertar o olhar científico e sensível dos estudantes para as questões ambientais e culturais do território onde vivem, a oficina proporcionou uma rica experiência de imersão na natureza local. Os alunos participantes, munidos de câmeras e celulares, exploraram o parque e registraram paisagens, fauna, flora e elementos que expressam a importância da preservação do meio ambiente.
A atividade marcou o primeiro passo de uma série de ações planejadas pelo Clube de Ciências, que visa aproximar os estudantes da prática científica de forma lúdica, investigativa e interdisciplinar. De acordo com a coordenação do projeto, o clube pretende desenvolver ao longo do ano oficinas de sustentabilidade, experimentos científicos, ações de reflorestamento, astronomia, reciclagem, entre outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento da consciência ambiental e da autonomia estudantil.
“Acreditamos no poder transformador da ciência na escola. Através do Clube de Ciências, os alunos não apenas aprendem conceitos científicos, mas também se tornam agentes de transformação em suas comunidades”, destaca a professora orientadora do projeto, Edijane Fragoso, juntamente com o professor Guilherme Bombardi.
O Parque Lagoa Comprida, um dos principais patrimônios naturais de Aquidauana, foi escolhido como local para esta primeira atividade por sua importância ecológica e pela riqueza de elementos que favorecem a observação científica e a reflexão sobre a sustentabilidade urbana e rural.
A iniciativa também reforça o compromisso da Escola CEJAR com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo competências como pensamento científico, responsabilidade socioambiental e protagonismo juvenil.
O Clube de Ciências em Ação é uma iniciativa que integra o Projeto Político Pedagógico da escola e conta com o apoio da comunidade escolar, professores de Ciências da Natureza e da direção da unidade.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.