Publicado em 19 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Competição desenvolve habilidades de raciocínio e autonomia intelectual dos estudantes
A matemática ganha novos sentidos quando ultrapassa os limites da sala de aula e se transforma em oportunidade de desafio intelectual com projeção de um futuro possível.
É nesse contexto que estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul passaram a vivenciar experiências formativas ampliadas por meio da OIMC (Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento).
A iniciativa que conecta conhecimento, dedicação e reconhecimento acadêmico integra uma estratégia educacional que valoriza o talento jovem, estimula o pensamento lógico e fortalece a presença da escola pública em espaços de excelência educacional.
Protagonismo estudantil em destaque
Os estudantes participantes são oriundos do CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento para Altas Habilidades/Superdotação) de diferentes unidades escolares da REE.
Ao representar Mato Grosso do Sul, o grupo evidencia não apenas resultados acadêmicos, mas também compromisso e disciplina para de atuar em ambientes multiculturais de aprendizagem.
A experiência fortalece a autoconfiança e despertam novos interesses científicos, especialmente nas áreas ligadas à matemática, tecnologia e inovação.
Educação que ultrapassa fronteiras
A OIMC se consolida como um espaço de intercâmbio educacional, promovendo contato com diferentes realidades, metodologias e perspectivas de ensino.
Para os estudantes da REE, a iniciativa representa a possibilidade concreta de enxergar a matemática como linguagem universal e ferramenta de transformação social.
Além do aspecto acadêmico, a participação contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como trabalho em equipe, autonomia, responsabilidade e respeito à diversidade cultural.
Compromisso institucional
A SED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), reforça o compromisso com políticas públicas que reconhecem talentos e incentivam o protagonismo estudantil para formar jovens preparados para desafios globais.
Para a gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais, “a olimpíada representa uma oportunidade concreta de desenvolver habilidades de raciocínio e fortalecer a autonomia intelectual dos estudantes”.
Em 2025, os estudantes conquistaram 26 premiações em medalhas de prata.
Confira:


















Foram concedidas também menções honroras.
Confira os estudantes em destaque por sua qualidade, esforço ou relevância:








Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar