Campo Grande (MS) – Em 2015, o Parlamento Jovem Sul-mato-grossense chega a sua quinta edição. O projeto é uma iniciativa da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, realizado anualmente em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED) e o Tribunal Regional Eleitoral. O público-alvo são os estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio regular, técnico integrado ou concomitante das escolas pública e privada de Campo Grande.
O Projeto foi criado com o objetivo de estimular o protagonismo, a representatividade democrática e a participação política dos jovens estudantes do ensino médio, vivenciando situações simuladas às atividades político-parlamentar de um deputado estadual, envolvendo: a elaboração de uma proposta de projeto de lei no período de inscrição; campanha eleitoral e votação na escola em que o estudante está inscrito; formação 40 horas para atuar como deputado estudante; diplomação e posse dos eleitos em evento solene; apresentação e votação de Projetos de Lei em Sessões Plenárias reais, que acontecem mensalmente no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
A cada edição são eleitos 24 deputados estudantes titulares e 24 suplentes, de acordo com a proporcionalidade de votos no colégio eleitoral (escola).
Para mais informações:
http://www.escoladolegislativo.al.ms.gov.br/new/index.php?option=com_content&view=article&id=8