Ações conscientizaram e combateram à violência contra a mulher e protagonizou participação de estudante em feira em São Paulo
A Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, de Três Lagoas, realizou nas últimas semanas duas ações pedagógicas inclusivas, tratam-se da realização do projeto de conscientização e combate à violência contra a mulher: Agosto Lilás e a participação da estudante Yasmim Namie na primeiro TecFórum Educação e Emprego.
TecFórum
Yasmim Namie, estudante do terceiro ano do Ensino Médio Integral foi destaque no primeiro TecFórum Educação e Emprego, promovido pela Brasscom em São Paulo, no último dia 27 de agosto. Yasmim foi convidada pela Fundação Telefônica Vivo para participar do painel “Vozes do Futuro: Juventudes e Caminhos Para o Primeiro Emprego”, onde compartilhou sua trajetória no curso de Ciências de Dados e sua experiência como Jovem Aprendiz no TI da prefeitura de Três Lagoas pelo PAP – Programa de Aprendizagem Profissional.
Para Yasmim foi uma experiência incrível, uma oportunidade de conhecer pessoas que pensam a educação, compartilhar e obter mais conhecimentos, o que amplia sua visão das possibilidades para os jovens.
Acompanhada pela diretora Lourdes, Yasmim participou de um evento que reuniu especialistas, empresas e gestores públicos para discutir caminhos para ampliar a empregabilidade digital no Brasil.
A diretora destaca a importância da qualificação profissional no Ensino Médio e a inserção do jovem no mundo do trabalho, temas que, segundo ela, “o estado de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria de Estado de Educação sai à frente de outras realidades”.
Além do evento, Yasmim e a diretora Lourdes tiveram a oportunidade de conhecer a sede da Vivo em São Paulo, recebidas pela equipe da Fundação Telefônica Vivo. A diretora afirmou que é um orgulho ver os estudantes representando a escola e demonstrando seu potencial em eventos tão significantes!
Agosto Lilás
Na manhã do dia 26 de agosto de 2025, nas dependências da Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, aconteceu a realização do projeto de conscientização e combate à violência contra a mulher: Agosto Lilás.
Sob a coordenação do professor Neri Tisott, a ação desenvolvida pelas professoras Laura Achiles Nunes e Rubenita M. Almeida contou com uma mesa redonda que reuniu professores, profissionais de diferentes áreas e estudantes, promovendo debate e sensibilizando a comunidade escolar sobre a temática.
As palestras foram realizadas pela professora doutora Patrícia Helena Milani e pela defensora pública Stephany Oliveira Giardini Fonseca. Patrícia Milani, professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas, é especialista em Geografia Urbana e Questões de Gênero. Com doutorado em Geografia pela Unesp e experiências acadêmicas na Espanha, Patrícia falou sobre as espacialidades, desigualdades e direitos relacionados à violência de gênero, reforçando a importância do reconhecimento do espaço urbano como palco de violações e de possibilidades de resistência.
Já a defensora Stephany Oliveira, Defensora Pública Estadual de Mato Grosso do Sul, destacou sua trajetória de sucesso na área jurídica e sua atuação na defesa dos direitos das mulheres. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Stephany possui pós-graduações em Direito Público, Privado e da Execução Penal, além de ter se destacado na prova de tribuna da Defensoria Pública de MS. Sua fala focou na importância do acesso à justiça, na necessidade de políticas públicas efetivas e na luta diária contra a violência de gênero.
“Os nossos alunos do Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, participaram ativamente das discussões, demonstrando engajamento e interesse pelo tema”, enfatiza diretora Lourdes Alves Neres de Souza.
Houve uma apresentação teatral dos estudantes do Ensino Médio Integral, os jovens caracterizados e portando cartazes com palavras de ordem, levaram todos os presentes a importantes reflexões.
O evento foi encerrado com uma roda de conversa, na qual estudantes puderam tirar dúvidas e compartilhar suas opiniões, reforçando a importância de uma sociedade mais consciente e atuante na luta contra a violência de gênero.
A mobilização do mês de agosto, reconhecido como o mês de combate à violência contra a mulher, reforça a necessidade de ações contínuas e de uma sociedade que respeite e valorize os direitos de todas as mulheres, garantindo a elas uma vida livre de violência e discriminação.
A diretora adjunta Ana Ruthi reforçou o compromisso da escola em continuar promovendo ações educativas e de conscientização sobre questões sociais relevantes.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.