Ao sair do ambiente tradicional da sala de aula, os alunos passam a ver a leitura como uma atividade prazerosa e não apenas uma obrigação escolar
Na Escola Estadual Maria Leite, em Corumbá, ao longo do ano letivo de 2025, diversas ações são praticadas como estratégias utilizadas para melhorar o desempenho dos estudantes nas provas externas.
Na semana passada, com o auxílio da professora do projeto Aprendizagem em Ação, Mariléia, a diretora Vanesa Sara realizou um piquenique literário com a turma do 5° ano A, como forma de mobilizar e intensificar a prática de leitura das crianças.
A ação consistiu da seguinte forma: Em uma roda feita ao ar livre, sob a sombra de árvores, cada estudante escolheu um livro de história. A turma fez a leitura e em seguida, todos puderam compartilhar as suas histórias com os colegas e com os professores presentes e ainda puderam compartilhar um lanche coletivo para encerrar a atividade.
Ao sair do ambiente tradicional da sala de aula, os alunos passam a ver a leitura como uma atividade prazerosa e não apenas uma obrigação escolar. O contato com livros em um ambiente descontraído ajuda a despertar o interesse pela leitura de forma natural.
Essa ação faz parte do plano de intervenção escolar que busca melhorar o aprendizado dos estudantes e prepará-los da melhor forma para a prova SAEB, neste caso trabalhando com os descritores para Língua Portuguesa: D1 – Localizar informações explícitas em um texto, D4 – Inferir uma informação implícita em um texto, D6 – Identificar o tema de um texto, D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, entre outros).
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.