Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Plano de Intervenção Pedagógica retoma aprendizagem na EE Joaquim Murtinho  

  • 25 jun 2021
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Aulas Remotas
  • Compartilhar:

A escola, situada na fronteira Brasil /Paraguai, possui o multiculturalismo da região, ou seja, os estudantes advindos da cidade vizinha Pedro Juan Caballero falam mais de um idioma.

Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Joaquim Murtinho, localizada em Ponta Porã, realizou, na manhã do dia 21 de junho, aula do Plano de Intervenção Pedagógica do Componente Curricular Língua Portuguesa, idealizado e ministrada pela Professora Dircélia Francisca Dias Caccia. O Plano de intervenção tem como principal objetivo retomar a aprendizagem dos estudantes dos sextos anos melhorando a oralidade, a leitura e a escrita.

Estudantes estão recebendo orientação, contando com todos cuidados de biossegurança

A professora Dircélia relatou que durante as aulas remotas do primeiro bimestre percebeu a dificuldade de alguns estudantes ao ler os textos nas aulas on-lines  (realizadas via Whats, em áudio). Na escrita pode perceber tanto no material impresso e no Google Sala de aula (nas digitações), das Atividades Pedagógicas Complementares (APCS). Assim sendo sentiu a necessidade de trabalhar com os alunos de forma presencial. E conseguiu elaborar um cronograma para atender a todos os 144 alunos do dia 31 de maio até o mês de novembro.

A escola, situada na fronteira Brasil /Paraguai, possui o multiculturalismo da região, ou seja, os estudantes advindos da cidade vizinha Pedro Juan Caballero falam mais de um idioma: o português, o guarani e o espanhol, o que não é um problema, porém, muitos falam o “portunhol” (mistura do português com o espanhol), o que dificulta a leitura e a escrita na Língua Portuguesa. Foi assim que ela teve a ideia de traçar um Plano de intervenção, baseada em sua experiência e embasada nas orientações recebidas pelas Comunicações Internas da Secretaria Estadual de Educação, a qual a escola repassa aos professores.

Ao ter o consentimento pela equipe gestora e pedagógica, pelos pais e/ou responsáveis, pelos estudantes iniciou o trabalho com o agendamento das aulas presenciais. Assim ela organizou as aulas de acordo com seu horário, pois em uma semana ela realiza aulas on-lines com todas as quatro turmas dos sextos anos (6º A, B, C e D) matutino e em outra semana se dirige a escola para atendê-los.

Desse modo ela convidou para cada aula cerca de cinco estudantes, sempre seguindo as orientações do protocolo de biossegurança estabelecidos pelas Secretaria Estadual de Educação e de Saúde e cumprindo o distanciamento social. Segundo Caccia, os pais também compareceram às aulas e puderam participar dos momentos de aprendizagem dos filhos(as), quando algum estudante não podia comparecer, completando sempre no máximo o número de cinco pessoas na sala de aula. O trabalho seguirá enquanto permanecer as aulas remotas, mas até o momento tem dado sinais de que já está tendo resultado e os pais têm demonstrado satisfação. A pandemia tem causado muitos prejuízos às famílias e os adolescentes sentem saudade da escola, do aconchego dos amigos.

Segundo o depoimento dos pais e dos estudantes o Plano de intervenção tem feito muito bem aos participantes. Os pais da estudante Yasmin Luana 6º ano D, por exemplo, disseram: – “Ficamos muito felizes por esse momento de aula para nossa Yasmin, visto que ela sente muita falta das aulas presenciais. Sabemos que se faz necessário o distanciamento social, mas também sabemos o quanto é importante o acompanhamento do aluno em sala de aula. Você é uma professora muito dedicada, parabéns!” Um estudante falou: “Eu gostei bastante, porque assim aprendermos melhor, queria que tivesse mais aulas presenciais, porque tiramos dúvidas, conversamos e aprendemos melhor. Eu amei Professora quando fui à aula presencial. Realmente e muito melhor. Gratidão!”, concluiu.

Nesse período a professora têm recebido retorno dos pais e alunos em agradecimento ao trabalho realizado via Whats e também da disposição em atender a dificuldade dos filhos, no que concerne a oralidade, leitura e escrita.  Segundo a professora o trabalho em aulas de 15 em 15 dias em aulas on-lines têm aproximado ela dos alunos e proporcionado a ideia de família e escola de forma efetiva. Apresenta também que tem trabalhado muito no sentido do entendimento de alguns pais e alunos que ainda insistem em realizar atividades impressas e em outro dispositivo, que não seja o Whats, na sua disciplina.

Nesse ano, completou um ano em que ela vem desempenhando atividades (APCS) nesse dispositivo, e que apesar de ser trabalhoso, têm tido resultados muito melhores. As aulas em áudio podem ser realizadas de forma a não “pesar” nos celulares de pais, alunos e/ou responsáveis. E é sabido que do Oiapoque ao Chuí dois extremos do Brasil e mesmo em Pedro Juan Caballero (Paraguai) a maioria desses têm acesso a esse aplicativo. Muitos tem sido os desafios nessa época de pandemia, mas a perseverança, o “colocar-se no lugar do outro”(empatia), sejam com pais, alunos e/ou responsáveis tem impulsionado ela – assim destaca. A professora ressalta ainda que é muito importante o trabalho em equipe e agradece imensamente a participação de todos os envolvidos nesse processo.

Últimas Notícias

  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
  • Família e escola unidas pelo sucesso: E.E. “Semíramis Carlota Benevides da Rocha” promove 2º Encontro de Integração
  • Ariadne Cantú e Miguel de Cervantes inspiram “Maio Amarelo” na EE Professor José Pereira Lins
  • Estudantes do Ensino Médio exploram oportunidades no Mundo SENAI em Rio Verde
  • Microrganismos em Ação: O que os olhos não veem, a ciência revela
  • EE Ester Silva vence “Desafio Ecológico das Escolas”, em Bela Vista
  • Dia do Meio Ambiente mobiliza escola com campanha de coleta de lixo eletrônico
  • Consciência ecológica é trabalhada na EE Professora Floriana Lopes
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital