Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Podcast auxilia inclusão social de estudantes estrangeiros na EE Estadual João Carlos Flores

  • 28 jul 2021
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas
  • Compartilhar:

PodFlowers auxilia promover a inclusão social e recepção de estudantes imigrantes, principalmente haitianos, venezuelanos, sírios, paraguaios, bolivianos.

Campo Grande (MS) – Em meio a pandemia da covid-19, as escolas tiveram de buscar meios que garantissem a continuidade das atividades escolares. Na Escola Estadual João Carlos Flores, unidade piloto no programa Novo Ensino Médio, a ferramenta usada para garantir o envolvimento discente nas atividades foi o podcast, que é um material em áudio, semelhante ao rádio.

Estudantes estrangeiros estão sendo atendidos em projeto piloto na EE João Carlos Flores.

A iniciativa partiu de Paulo Nicolau, professor de língua inglesa. A atividade mobilizou várias turmas, pois houve concurso para escolher o nome dado ao podcast. E em alusão ao nome da escola, João Carlos Flores, a comunidade escolar elegeu o “PodFlowers”.

No ano anterior, 2020, o professor havia realizado um outro concurso para elegerem um mascote. A escolha foi pela Capiflowers, uma capivarinha uniformizada, combatendo o coronavírus, personagem essa que ilustra os podflowers.

A intenção do podcast é, além promover o engajamento dos estudantes, divulgar notícias sobre a escola, discutir temas sociais relevantes e promover a inclusão social, uma vez que a escola é conhecida pela recepção de estudantes imigrantes (principalmente haitianos, venezuelanos, sírios, paraguaios, bolivianos).

Ainda que pareça uma atividade simples, há todo o trabalho de planejar roteiros: eleger pautas, escrever as falas dos interlocutores, organizar as falas em arquivo único, inserir efeitos sonoros e, por fim, publicar.
O podcast está disponível no link: https://soundcloud.com/podflowers-214828375/podflowers

Além do trabalho com podcasts, o professor Paulo Nicolau intenciona ainda desenvolver futuramente aulas de línguas estrangeiras com esses estudantes, de modo a proporcionar maior intercâmbio cultural.

Últimas Notícias

  • Escola Estadual Tertulina Martins de Oliveira conquista destaque na 1ª Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul
  • Jovens sul-mato-grossenses levam protagonismo ambiental à etapa nacional da VI CNIJMA
  • Mostra Cultural em Dourados destaca culturas afro e indígena como caminhos para a liberdade
  • Estudantes da EE Professora Clarinda Mendes de Aquino exploram tecnologias do LABCRIE para produção de jornal escolar
  • Educação do Campo ganha força com parceria entre PIBID e Escola Tertulina Martins de Oliveira
  • Avaliações em larga escala terão início nesta segunda-feira em MS
  • Escola de Dourados celebra Dia das Crianças com gincana educativa e bolo gigante
  • Alunos do Cejar vencem Feciaq com pesquisa sobre abelhas solitárias e garantem vaga em feira nacional de ciência
  • Alunos do Projeto AJA promovem ações de sustentabilidade e empreendedorismo na Escola Estadual Maria Leite
  • Alunos com altas habilidades são destaque nacional em Olimpíada de Geopolítica
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital