Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Podcast auxilia inclusão social de estudantes estrangeiros na EE Estadual João Carlos Flores

  • 28 jul 2021
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas
  • Compartilhar:

PodFlowers auxilia promover a inclusão social e recepção de estudantes imigrantes, principalmente haitianos, venezuelanos, sírios, paraguaios, bolivianos.

Campo Grande (MS) – Em meio a pandemia da covid-19, as escolas tiveram de buscar meios que garantissem a continuidade das atividades escolares. Na Escola Estadual João Carlos Flores, unidade piloto no programa Novo Ensino Médio, a ferramenta usada para garantir o envolvimento discente nas atividades foi o podcast, que é um material em áudio, semelhante ao rádio.

Estudantes estrangeiros estão sendo atendidos em projeto piloto na EE João Carlos Flores.

A iniciativa partiu de Paulo Nicolau, professor de língua inglesa. A atividade mobilizou várias turmas, pois houve concurso para escolher o nome dado ao podcast. E em alusão ao nome da escola, João Carlos Flores, a comunidade escolar elegeu o “PodFlowers”.

No ano anterior, 2020, o professor havia realizado um outro concurso para elegerem um mascote. A escolha foi pela Capiflowers, uma capivarinha uniformizada, combatendo o coronavírus, personagem essa que ilustra os podflowers.

A intenção do podcast é, além promover o engajamento dos estudantes, divulgar notícias sobre a escola, discutir temas sociais relevantes e promover a inclusão social, uma vez que a escola é conhecida pela recepção de estudantes imigrantes (principalmente haitianos, venezuelanos, sírios, paraguaios, bolivianos).

Ainda que pareça uma atividade simples, há todo o trabalho de planejar roteiros: eleger pautas, escrever as falas dos interlocutores, organizar as falas em arquivo único, inserir efeitos sonoros e, por fim, publicar.
O podcast está disponível no link: https://soundcloud.com/podflowers-214828375/podflowers

Além do trabalho com podcasts, o professor Paulo Nicolau intenciona ainda desenvolver futuramente aulas de línguas estrangeiras com esses estudantes, de modo a proporcionar maior intercâmbio cultural.

Últimas Notícias

  • Literatura nas Escolas: SED distribui Caixas Literárias para estimular o hábito da leitura
  • Banda da EE Professor João Magiano Pinto abrilhanta desfile cívico de 7 de Setembro
  • EE São José realiza parceria com Pibid e prepara estudantes para Saeb 2025  
  • Prazo Aberto: Contribua com o Novo Currículo de Educação Digital em MS
  • EE Professor Henrique Ciryllo Corrêa abre sala sensorial para estudantes com TEA
  • E.E. Maria da Glória Muzzi Ferreira inova em Sociologia com sala de aula invertida
  • Estudantes da E.E. Professor Henrique Ciryllo Corrêa promovem ação de conscientização no Agosto Lilás
  • Mato Grosso do Sul participa de encontro nacional sobre Educação de Jovens e Adultos
  • Encontro “Nzopúne” 2025 fortalece identidade indígena por meio da música e da arte em Miranda
  • Talento de estudante sul-mato-grossense é destaque em concurso nacional da Rádio Câmara
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital