Livro lançado dia 20 de agosto, pelo poeta Silas Cabral, utiliza os trabalhos desenvolvidos das oficinas de “Leitura e Declamações Poéticas”
As 09 escolas estaduais de Aquidauana, jurisdicionadas pela CRE1 (Coordenadoria Regional de Educação de Aquidauana) e a Escola Municipal Franklin Cassiano, participaram das oficinas de “Leitura e Declamações Poéticas” do projeto “Um Olhar Poético em 2025”, idealizado e desenvolvido pelo professor, coordenador pedagógico e poeta Silas Cabral.
Foram realizadas dez oficinas de Declamações Poéticas, com participação de estudantes do 6º ao 9ª ano do Ensino Fundamental e do 1ª ao 3ª ano do Ensino Médio, das unidades: EE Dóris Mendes Trindade, EE Cândido Mariano, EE Felipe Orro, EE Marly Russo Rodrigues, EE Antônio Salústio Areias, EE Marechal Deodoro da Fonseca, EEI Pr. Reginaldo Miguel Hoyenoó (aldeia Lagoinha), EEI Paschoal Leite Dias (aldeia Limão Verde), EEI Domingos Veríssimo Marcos Mihin( Aldeia Bananal) e Escola Municipal Franklin Cassiano (distrito de Camisão).

Superintendente da SUPRE Davi de Oliveira e Silas Cabral no lançamento do livro “Morro Azul “, em maio
As unidades escolares participantes ofertam ensino público e gratuito, sendo oito do Ensino Médio e duas do Ensino Fundamental II. O escopo é obter resultados na ampliação do conhecimento contextual de cada aluno, a partir das oficinas de declamações que trabalham com os elementos de cultura e história de Aquidauana e da Escola onde o projeto aconteceu.
Os poemas trabalhados tratam de características do bairro, vila, ou região onde a escola está inserida. Destaca-se, portanto, que cada um desses alunos, ampliou o seu conhecimento sobre o lugar.
Lançamento do livro
As oficinas de “Leitura e Declamações Poéticas” já foram inspirações de diversos livros publicados pelo professor Silas Cabral, em 2024 foi lançado o livro “Aquidauana 132 anos” e no dia 17 de maio deste ano o livro intitulado “Morro Azul”.
No dia 20 de agosto, no campus da IFMS (Aquidauana), o poeta Silas Cabral lançou a vigésima segunda publicação, trata-se do livro “Aquidauana: 133 personalidades”, que traz homenagem ao ator Rubens Corrêa, com os textos utilizados nas oficinas de “Leitura e Declamação”.
“Rubens Corrêa é uma pessoa, que na minha opinião, tem uma relevância desse meu subjetivo olhar, para cada ano da nossa cidade Natal, 133 Anos!, o saudoso autor e ator Rubens Corrêa, ilustrou a capa do Livro, que inclusive, sendo ele a nossa maior expressão da área cultural, uma das maiores expressões do Teatro do Mato Grosso do Sul e do Brasil, com trabalhos, também, no Cinema e Televisão, uma justa homenagem para esse grande artista pantaneiro e brasileiro”, enfatiza Silas Cabral.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.