Iniciativa promove revisão, desenvolvimento de habilidades e autoconfiança para ampliar as chances no ingresso ao ensino superior
Na Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, em Campo Grande, o preparatório para o ENEM representa uma importante ferramenta para a preparação dos alunos rumo ao ensino superior. Mais do que uma simples revisão de conteúdo, o programa é voltado para a consolidação do aprendizado, o aprimoramento de competências essenciais e o aumento da autoconfiança diante do exame nacional, um dos mais relevantes do país.
Os estudantes têm acesso a aulas direcionadas que incluem técnicas para resolver questões, simulados e orientações para o ingresso na universidade, acompanhados pela Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, professora Mayana. Recentemente, os alunos participaram de um aulão com a professora Bruna Camargo, graduada em Letras Português/Espanhol pela UFMS e assessora educacional da Coordenadoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Bruna, autora de uma apostila de redação utilizada na escola e alinhada aos critérios do ENEM, abordou temas como estética e estrutura do texto dissertativo-argumentativo, preparando os jovens de forma prática para o exame.
Além do conteúdo técnico, o preparatório incentiva a organização dos estudos, o trabalho colaborativo e o protagonismo juvenil, ajudando os alunos a entenderem a importância do empenho pessoal para alcançar seus objetivos. Para a escola, essa iniciativa reforça o compromisso com a formação integral dos estudantes, promovendo uma parceria sólida entre a Direção Escolar, a Coordenação Pedagógica, os professores e os alunos. O ambiente escolar torna-se, assim, um espaço de motivação e superação.
Dessa maneira, a Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha cumpre um papel social essencial, apoiando os jovens na construção de um futuro repleto de oportunidades e escolhas conscientes.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar