Os estudantes em parceria com IFSP – Campus de Presidente Epitácio, realizaram oficinas e a apresentação de experiências científicas, pesquisas, cartazes e demais trabalhos elaborados em Agroecologia.
A Escola Estadual Professor Ezequiel Balbino, unidade escolar do campo, localizada no distrito de Vila Quebracho, em Anaurilândia, realizou, no dia 30 de outubro, a 1ª Feira de Ciências, juntamente com a apresentação das atividades desenvolvidas nas disciplinas eletivas do Ensino Fundamental e nas unidades curriculares do Ensino Médio.
Os estudantes matriculados nos períodos Integral e Noturno, com a parceria de toda a comunidade escolar, além do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) – Campus de Presidente Epitácio, realizaram oficinas e a apresentação de experiências científicas, pesquisas, cartazes e demais trabalhos elaborados, nas quatro áreas de conhecimento e no Itinerário Formativo de Educação Profissional – Agroecologia.
Os estudantes do 5° ano da Escola Municipal Rural Luciano da Costa Lima, juntamente com duas professoras e diretor, prestigiaram o evento e demostraram atenção e interesse durante as apresentações dos trabalhos.
Protagonismo
Por meio das atividades desenvolvidas, os estudantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos, e sentiram-se estimulados a exercerem o protagonismo por meio da exposição e explicação sobre seus próprios trabalhos, sendo os professores mediadores na realização do evento, acompanhando e motivando a troca de experiências.
Os dois laboratórios móveis disponíveis na escola, de Ciências e Robótica, foram utilizados e contribuíram grandemente com o desenvolvimento e apresentação das atividades.
O evento realizado com a dedicação de professores, direção, coordenação, funcionários, pais, responsáveis e estudantes, além dos amigos da escola que sempre estão presentes, foi responsável por aguçar a curiosidade, despertando o protagonismo e a criatividade. Além disso, mostrou a importância das parcerias para que a educação fique ainda mais significativa para os estudantes.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.