Professora da REE/MS lança livro sobre oficina de mandalas e compartilha método inovador

  • Publicado em 27 fev 2025 • por Cezar Galhardo •

  • A obra integra coletânea pedagógica da SED/MS e propõe novas formas de aprendizado artístico

    Nesta quinta-feira (27), a professora de Arte Monique Lobo Merlone dos Santos, do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, celebrou o lançamento de seu livro Oficina de Mandalas. A obra integra o primeiro volume da Coletânea Aprendizagem e o Fazer Pedagógico, uma iniciativa da UNABES (Unidade de Atendimento e Bem-Estar do Servidor), vinculada à SUGESP (Superintendência de Gestão de Pessoas) da SED (Secretaria de Estado de Educação).

    O projeto nasceu do acolhimento desenvolvido pela UNABES para atender às demandas dos profissionais da Educação Básica e destaca as reflexões e práticas pedagógicas dos professores readaptados na REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul). O primeiro volume da coletânea, intitulado Mandalas MM – Método Free Hand, é de autoria da professora Monique e compartilha experiências e técnicas que unem arte, criatividade e aprendizado.

    Durante o evento de lançamento, Monique expressou sua gratidão e emoção com a realização do projeto.

    “Posso dizer que estou muito feliz e honrada em poder estar aqui agora realizando um sonho: que é o lançamento deste livro, onde compartilho com todos a soma das minhas ideias e experiências vividas no meu dia a dia com estudantes. E fico mais feliz ainda em saber que, através desse livro, posso ajudar outros professores e seus estudantes com o método que criei”, destacou Monique.

    A publicação visa não apenas aprimorar a qualidade da aprendizagem dos estudantes, mas também contribuir para o bem-estar dos servidores da educação, promovendo novos significados em suas trajetórias profissionais.

    O reconhecimento de iniciativas como essa reforça o compromisso da SED/MS com a valorização da educação e com a busca contínua por práticas inovadoras que impactam positivamente o ensino e a aprendizagem.

    O secretário de Educação, Hélio Daher destaca a importância da Oficina de Mandalas, não apenas pelo impacto direto que a atividade tem no aprendizado dos estudantes, mas também pelo seu papel inspirador para os professores.

    “Esse livro é importante porque ele é inspirador, ele demonstra a possibilidade de inovar nos processos de aprendizagem dos nossos estudantes, além disso, ele também demonstra as possibilidades que os nossos professores têm de ampliar o seu repertório de aula, de ampliar a sua forma de conduzir o trabalho docente, isso é importante tanto no aspecto pedagógico como no exemplo que dá aos outros professores da rede”, finaliza Hélio

    Confira aqui o livro para download

    https://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/Oficina_de_Mandalas_comp2.pdf

    Texto: Jackeline Oliveira, SED

    Fotos: Marcos Vinícius Espíndola, SED

    Categorias :

    Campo Grande

    Veja Também