Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Professores de Apoio Pedagógico Especializado participam de capacitação continuada

  • 28 mar 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Capacitação, CAS
  • Compartilhar:

Um dos objetivos foi oferecer subsídios teóricos, práticos, orientar as estratégias para atuação na tradução e interpretação em Libras em sala de aula.

A SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio da COPESP (Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial) e do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), realizou no dia 16 de março, nos turnos matutino e vespertino, uma capacitação continuada para Professores de Apoio Pedagógico Especializado para estudantes surdos de Campo Grande.

Um dos objetivos foi oferecer subsídios teóricos, práticos, orientar as estratégias para atuação na tradução e interpretação em Libras em sala de aula, a importância do Plano Educacional Individual, o registro no diário de bordo e adequações das atividades desenvolvidas.

Dinâmicas fizeram refletir sobre seu papel em sala de aula

Os profissionais participaram da capacitação sobre “A Atuação do Professor de Apoio Pedagógico Especializado para Estudante Surdo em Contexto Escolar” e de dinâmicas que os fizeram refletir sobre seu papel em sala de aula, o ensino e aprendizagem do estudante e como o surdo se sente no ambiente escolar.

Estes momentos possibilitam a troca de experiência profissional e contribuem significativamente para o melhor desenvolvimento do trabalho pedagógico com nossos estudantes surdos.

Capacitação continuada reuniu 28 professores da REE de Campo Grande

Esta é a primeira de um ciclo de três capacitações programadas para acontecer neste ano em Campo Grande. Além disso, o CAS fará capacitações para Professores de Apoio Pedagógico Especializado para Estudantes Surdos que atuam nos municípios do estado de Mato Grosso do Sul e com os estudantes indígenas surdos, que por sua vez, será via Google Meet.

Ao final do evento os profissionais responderam uma pesquisa de satisfação e a professora Sara de Oliveira Nogueira mencionou, “a capacitação foi útil, pois nos foi apresentado como é a realidade em sala de aula, o que precisamos aprimorar para mediar, da melhor forma possível, as informações aos estudantes surdos”.

O professor Eder Cardoso dos Santos acrescentou que “as interações interpessoais com a equipe de apoio possibilitam a compreensão da estrutura em que estamos inseridos no processo de formação do nosso aluno, sendo primordial para mim, enquanto profissional da educação”, finalizou.

De acordo com a professora Daniela Silva da Costa, gerente pedagógica do CAS, participaram deste evento 28 profissionais que atuam na Rede Estadual de Ensino, no município de Campo Grande, atendendo estudantes surdos.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo CAS


 

Últimas Notícias

  • Estudantes do CEJAR utilizam estação meteorológica para transformar o ensino e são destaque no Pantanal TECH 2025
  • Cultura indígena inspira aula de arte com argila na EE Afonso Francisco Xavier Trannin em Três Lagoas
  • EE Professora Delmira Ramos dos Santos promove projeto “Parada da Leitura”  
  • Estudantes da EE Maria Leite exploram práticas sustentáveis em visita à mina Santa Cruz
  • Estudantes com Altas Habilidades se destacam na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa
  • Estudante de Amambai conquista medalha de ouro na OBMEP
  • Gabarito em Braille impulsiona acessibilidade no simulado da EE Maria Leite
  • Atletas da EE João Carlos Flores são podium na etapa Centro-Norte dos Jogos Escolares  
  • Jornal “A Hortinha”, com base em vivência prática na horta escolar, é lançado na EE Weimar Torres  
  • Unidades da REE de Dourados e Corumbá medem a circunferência da Terra em experimento conjunto
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital