Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou nesta quarta-feira (29), no Centro de Formação e Pesquisa Professora Leila Fioravante Rosa, a formação continuada “A Leitura e a Produção Textual” para os professores da Rede Estadual de Ensino de Dourados, de todos os componentes curriculares, que atuam nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental.
Esta formação, na área de Língua Portuguesa é ofertada pela primeira vez aos professores de outros componentes curriculares, além dos de Língua Portuguesa, pois todas as esferas da atividade humana estão sempre relacionadas com a utilização da língua e, a primeira condição para a afirmativa de que somos brasileiros é a de falante da Língua Portuguesa. Para tanto, é preciso saber fazer uso da língua oral e escrita em todas as instâncias de comunicação.
A área do conhecimento Língua Portuguesa com base na “Leitura e Produção de Textos” permeia todos os componentes curriculares e propicia aos professores momentos de reflexão sobre as práticas pedagógicas trabalhadas, enfatizando que a reflexão permeia os valores, interesses, transformação, reconstrução da vida social e os percursos da experiência da formação e da prática pedagógica. É fundamental que os professores percebam o real objetivo da formação e das temáticas trabalhadas, para que possam reverter o conhecimento apreendido aos estudantes, dentro do seu componente curricular.
A formação terá carga horária de 40 horas dividida em três etapas: 16 horas presenciais, totalizando dois encontros e mais 24 horas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Os encontros presenciais ocorrerão às sextas-feiras, nos meses de abril e maio.
A Secretaria de Estado de Educação salienta a importância das formações continuadas aos professores e a melhoria da aprendizagem em Mato Grosso do Sul, considerando que manter-se atualizado sobre novas metodologias, novas tecnologias e desenvolvimento de práticas pedagógicas eficientes é um dos principais desafios da profissão educador.