Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
  • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Professores do EMTI participam de curso de formação e aprofundamento na disciplina “Projeto de Vida”

  • 05 abr 2019
  • Categorias:Escola da Autoria
  • Compartilhar:

Ao todo, cerca de 7.8 mil estudantes são atendidos pelas 27 escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral – Programa Escola da Autoria – em Mato Grosso do Sul.

Campo Grande (MS) – “Uma disciplina utilizada como forma de estimular o autoconhecimento e fortalecer o estudante, identificando prioridades, aptidões, papel familiar, vocação e formação de um cidadão preocupado em modificar o meio em que vive”. Esta é a definição do professor Emerson Bandeira Bastos, da Escola Estadual Roberto Scaff, de Anastácio, ao falar sobre o “Projeto de Vida”, uma das disciplinas características das escolas que ofertam o Ensino em Tempo Integral em Mato Grosso do Sul.

Roberto é um dos professores titulares das 27 escolas, integrantes do Programa Escola da Autoria, que participaram do Curso de Formação e Aprofundamento em Projeto de Vida, realizado na primeira semana deste mês d e abril, no Centro de Formação Mariluce Bittar. Voltado para professores e coordenadores pedagógicos, a formação foi oferecida pela Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Gerência de Ensino Médio em Tempo Integral (GEMTI).

De acordo com a Gerente do Ensino Médio Integral da SED, professora Maria Gorete Siqueira Silva, nos primeiros dias o curso foi voltado para professores que estão iniciando a disciplina Projeto de Vida e, no restante da semana, a ação foi voltada para docentes já atuantes, com troca de experiências e aprofundamento da matéria.

A coordenadora pedagógica Edna de Souza Sanches, com 20 anos de experiência na área, falou sobre a importância da disciplina. “A Escola Roberto Staff atende cerca de 800 estudantes e a disciplina Projeto de Vida é fantástica, podemos destacar que é o coração da Escola. Quando ele (estudante) percebe que todos esforços são voltados para os seus sonhos, ocorre a transformação, não apenas para vocação e impulso profissional, mas de transformá-lo, a partir desses sonhos, em um cidadão preocupado com outro ser humano e construtor de um ambiente mais humano e próspero”, enfatizou coordenadora.

Professores das unidades que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral durante formação, em Campo Grande. (Foto: Juarez Júnior)

Quando o assunto é a oferta do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), vale destacar o crescimento da modalidade na Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul. Em 2018, o Estado contava com 16 escolas (11 na capital e 5 escolas no interior), que receberam 4.6 mil estudantes. Em 2019, o número de unidades aumentou de forma significativa, com a adesão de 11 escolas ao Programa Escola da Autoria, sendo 10 no interior e uma em Campo Grande. Ao todo, já são 27 unidades em todo Estado, que atendem cerca de 7.8 mil estudantes.

Implantado no início da atual gestão, ainda em 2015, o Programa Escola da Autoria faz parte da proposta de fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral por parte do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação.

Texto: Adersino Junior (SED).

Últimas Notícias

  • Cidadania ambiental é trabalhada em projeto na EE Menodora Fialho de Figueiredo
  • Em Aral Moreira, EE João Vitorino Marques encerra 1º bimestre com projeto sobre etnias do MS
  • Metodologia “Recuperar para Avançar” é realizada na EE Thomaz Barbosa Rangel
  • Rádio Cast CEJAR se destaca no evento de lançamento do PRA-TUTORIA e PIDEM 2025
  • Inscrições do Programa Raças e Etnias de MS e Selo ERER para escolas da REE encerram dia 31 de maio
  • Projeto literário “Semeando Autores” estimula criatividade dos estudantes da EE João Ponce de Arruda
  • Secretário de Mato Grosso do Sul representa Consed em seminário no Ministério da Educação
  • Estudantes da REE são premiados na MATIFIC, competição internacional de Matemática  
  • Abertas inscrições do curso sobre Aprendizagem Criativa, Educomunicação e Cultura Maker, para professores
  • EE Presidente Vargas realiza projeto “Leitura dos Clássicos”
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital