Parceria entre SED e Instituto Ayrton Senna busca, utiliza evidências para aperfeiçoar as políticas públicas educacionais.
Campo Grande (MS) – Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, juntamente com Superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Daher e equipe técnica da SED estiveram, na manhã desta sexta-feira (31.1), reunidos com economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do INSPER, Ricardo Paes de Barros.
Na pauta da reunião o economista apresentou conceito de avaliação de impacto, etapas e aprimoramentos, do planejamento para o ano letivo de 2020, no tocante ao Programa Diálogos Socioemocionais, já implantado na Rede Estadual de Ensino (REE) desde 2019.
A Secretaria de Estado de Educação (SED), há tempo, vem promovendo ações com foco no desenvolvimento pleno do estudante, valorizando a educação integral. Podemos citar o currículo de referência da educação infantil e fundamental, que já aborda nas suas discussões as competências socioemocionais.
Em 2019, o Programa Diálogos Socioemocionais foi implantado em algumas escolas da REE, evidenciando a importância do trabalho com os estudantes, das competências de maneira intencional, “pois já existem evidências internacionais e nacionais que o estudante, que participa de programas com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais, avança no processo aprendizagem”, enfatiza superintende Hélio Daher.
Para 2020, Secretaria de Estado de Educação e Instituto Ayrton Senna estarão ampliando parceria para atendimento do Programa Diálogos Socioemocionais nas escolas da REE, buscando promover o desenvolvimento pleno dos estudantes, preparando discentes para enfrentar os desafios do século 21. Plano de ação foi desenvolvido estipulando etapas para impacto de avaliação.
Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, mencionou a importância da discussão do tema, “desde 2017 estamos trabalhando, em regime de colaboração com os municípios, para elaboração do currículo de referência de MS, através da Base Nacional Comum Curricular, as 10 competências estão recheadas de abordagens socioemocionais”.
Secretária Cecilia lembrou que a SED e Instituto Ayrton Senna, também são parceiros na construção das diretrizes curriculares, “o Instituto está nos auxiliando na capacitação dos professor e toda comunidade escolar, principalmente no tocante às competências, não apenas cognitivas, mas socioemocionais, afinal, trabalhamos com estudantes, seres humanos e o desafio é retirá-lo do isolamento e conviver em sociedade”, menciona Cecilia Motta.
Economista-chefe do IAS e professor do INSPER, Ricardo Paes de Barros mencionou que os estados de Mato Grosso do Sul e Ceará estão na vanguarda da implantação do programa, “O instituto e o CONSED, no qual a professora Cecília é presidente, já tem parcerias, com uso de evidências para aperfeiçoar as políticas públicas educacionais, para melhorar diagnóstico educacional, melhorar atratividade e motivação do professor”.
Paes de Barros menciona ainda que Mato Grosso do Sul está realizando um trabalho mais específico, “o intuito é aprender e entender, em que medidas, o Programa Diálogos Socioemocionais, de fato, alcança o objetivo traçado, com coleta substancial de informações que permitirá diagnosticar se o programa alcançará seus resultados, aperfeiçoá-lo para alcances maiores, qual público funciona melhor, que tipo de aluno e professor tem melhor resultado, adequando, assim para todos”, finaliza.