Publicado em 19 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Projeto para estudantes serem reconhecidos como sujeitos com história e identidade
Quando a escola cria espaços para memória e expressão, ela amplia o aprendizado fortalecendo vínculos que atravessam a sala de aula da Escola Estadual Semiramis Carlota Benevides Rocha, em Coxim.
É a partir dessa compreensão que o Projeto Autobiografia chega na 16ª edição reafirmando o papel da Educação como território de reflexão e desenvolvimento humano, convidando o elenco estudantil do 9º ano para narrar sua própria trajetória.


Aprender a partir da própria história
A proposta pedagógica transforma a escrita autobiográfica em ferramenta de aprendizagem, estimulando leitura, produção textual, oralidade e pensamento crítico a partir das vivências pessoais dos alunos.
Ao revisitar memórias, afetos, desafios e sonhos, os estudantes desenvolvem competências linguísticas e socioemocionais, fortalecendo a autoestima e o sentimento de pertencimento ao ambiente escolar.

Protagonismo, escuta e empatia
O projeto também amplia o diálogo entre estudantes, professores e comunidade escolar, promovendo empatia, respeito às diferenças e reconhecimento das múltiplas realidades presentes na escola.
As produções revelam trajetórias diversas, valorizam identidades e reforçam a escola como espaço seguro para expressão, acolhimento e construção coletiva do conhecimento.







Educação que humaniza e transforma
Mais do que uma atividade pedagógica, o Projeto Autobiografia consolida uma prática educativa que conecta currículo e vida real, tornando o aprendizado mais significativo na escola.
Os estudantes utilizam recursos tecnológicos para digitar seus textos, sob orientação da professora Mona Emelyn Obregon Gutterres e mediação da PCPI (Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras) Laura Cristiana Leones Lelis.
“A Autobiografia é uma poderosa ferramenta pedagógica que valoriza trajetórias dando voz aos estudantes para transformar experiências de vida em aprendizagem significativa”, destaca a diretora da escola, Silvana Teresa Vendruscolo.
Ao chegar à sua 16ª edição, a iniciativa demonstra maturidade reafirmando o compromisso da REE com uma educação que forma cidadãos conscientes de sua própria história e do seu papel no mundo.
“Espero que, no futuro, ao revisar essas páginas, a gente possa enxergar nossos sonhos concretizados”, ressalta a presidente do Grêmio Estudantil da escola, Tainá Gabrielly.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar