Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Hércules Maymone, de Campo Grande, desenvolveu o projeto Vendas para apresentar o trabalho de estudantes e professores do curso técnico em Meio Ambiente.
O projeto visa promover a gestão participativa dos estudantes do curso técnico utilizando o Córrego Vendas como uma área de estudo e de prática de ensino, como atividade complementar das disciplinas Técnicas de Laboratório, Química Ambiental, Ecologia, Poluição Ambiental, Legislação Ambiental e Sistemas de Água e Esgoto.
Os estudantes fazem o monitoramento da qualidade da água do Córrego Vendas de acordo com os parâmetros do Índice de Qualidade de Água-IQA adaptado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental-CETESB e realizam análises visuais da fauna e da flora. As análises de água são realizadas no laboratório da escola e no laboratório cedido gentilmente pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS.
O córrego Vendas está situado nas proximidades do colégio e pertence à micro bacia urbana do Córrego Prosa. Espera-se uma melhoria da qualidade ambiental do córrego, o aperfeiçoamento no ensino e uma maior oportunidade de carreira aos alunos devido ao melhor preparo teórico-prático, além de visar parcerias para novos projetos, aumentando o prestígio e o nível do curso técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Hércules Maymone.
O Projeto Vendas acontece na escola desde o ano de 2013 com o monitoramento da água do Córrego Vendas. Este ano, já foram realizadas duas coletas e mais duas estão previstas. O projeto foi submetido a dois congressos e obteve uma premiação. No momento, está em fase de aprovação para participar do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.