O escopo é pesquisar para identificar temas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e produzir materiais pedagógicos, a partir da modelagem 3D, a fim de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes da Educação Especial
Os estudantes do ensino médio Lucas Fernando Rojas Pereira Franco e Abner Ezequiel de Oliveira Ribeiro da Escola Estadual Professor José Pereira Lins, que oferta ensino em tempointegral, em Dourados, participaram, no dia 26 de novembro, da entrega dos certificados de participação no PICTEC (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica), por meio do projeto intitulado “Desenvolvimento de Materiais Pedagógicos na Modelagem 3d: Uma Proposta De Inclusão Escolar na Área das Ciências Da Natureza e suas Tecnologias”.
De acordo com a coordenadora Marilaine dos Santos Souza o projeto tem como escopo pesquisar para identificar temas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e produzir materiais pedagógicos, a partir da modelagem 3D, a fim de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes da Educação Especial da EE Professor José Pereira Lins.
O projeto foi selecionado na chamada pública do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICTEC/MS 2022), da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), e realizado entre 01/10/2022 a 30/09/2023.
O projeto foi apresentado no XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), um dos maiores eventos da área, promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), entre os dias 8 e 10 de novembro, pela professora doutora Cecília Maria Pinto do Nascimento e um grupo de discentes do curso de Licenciatura em Física da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
O evento ocorreu simultaneamente em Manaus (AM), São Luís (MA), Juiz de Fora (MG), Caruaru (PE), Curitiba (PR), Santa Maria (RS), Rio de Janeiro e Volta Redonda (RJ), e o grupo de Mato Grosso do Sul participou do Núcleo de Referência Rio de Janeiro, na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).
“O desenvolvimento do projeto e a apresentação do relato no SNEF, contribuiu para divulgação da ação educacional inclusiva, nas Ciências da Natureza. Dessa forma, oportunizou um ambiente favorável para aprendizagem, desenvolvimento das potencialidades, socialização e autonomia escolar dos estudantes com deficiência”, finalizou gestora Sandra Saldivar Oviedo da Silva.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar