Projeto da Secretaria de Educação leva professores aos museus de Campo Grande

  • Publicado em 15 mar 2016 • por •

  • Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) convida os professores de todas as áreas do conhecimento que atuam no 6º ano do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio, nas escolas estaduais da Capital, para participarem do projeto “Educação Patrimonial: visitando e conhecendo os Museus em Campo Grande”, promovido pela Rede Estadual de Ensino e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). O evento cultural, com visitação aos museus, acontecerá durante todo o mês de maio, com o tema “Museu e Paisagens Culturais”.

    Os professores interessados em participar deverão enviar para o e-mail museu.sed@gmail.com, até 31/3, sua proposta pedagógica: um plano de aula com o conteúdo, metodologia e a avaliação dos estudantes. Os planos de aula serão selecionados e submetidos a uma banca examinadora, composta por técnicos pedagógicos da SED e FCMS.

    As propostas deverão contemplar os seguintes critérios: Planejamento do plano de aula, prevendo ações pedagógicas antes e depois da visita de campo; contemplar a interdisciplinaridade na abordagem dos conteúdos; relacionar os conhecimentos da sua disciplina, envolvendo a promoção da identidade cultural e da cidadania sul-mato-grossense; e critérios avaliativos em relação aos estudantes, antes e durante a participação nas visitas guiadas aos museus.

    Após aceitação das propostas enviadas, a FCMS promoverá uma formação para os professores. A SED disponibilizará transporte para o trajeto escola x museu /museu x escola para as turmas das propostas selecionadas.

    Durante o período do evento os estudantes participarão de visitações guiadas pelos profissionais responsáveis pelos museus de Campo Grande: Museu de Arte Contemporânea (MARCO); Museu de Imagem e Som (MIS); Museu de Arqueologia de Mato Grosso do Sul (MuArq); Museu de Cultura Dom Bosco – (MCDB); Casa da Ciência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; e Museu Histórico de Medicina.

    Sobre os museus

    Museu de Arte Contemporânea (MARCO)

    Acervo: Obras artísticas temáticas: Museu e Paisagens Culturais.

    Quantidade pessoas por visitação: 50 estudantes.

    Tempo da visitação: 1h30.

    Informações: (67) 3316-9178 / e-mail: mis@fcms.ms.gov.br

    link:http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/museu-de-arte-contemporanea-marco/

    Museu de Imagem e Som (MIS)

    Acervo: exposição de imagens sobre a produção de cinema de Mato Grosso do Sul com tema “Paisagens Pantaneiras x Paisagens Urbanas”. Amostra de filmes.

    Quantidade pessoas por visitação: 30

    Tempo da visitação: 1 hora.

    Informações: (67) 3316-9178

    link: http://www.mis.ms.gov.br/

    Museu de Arqueologia de Mato Grosso do Sul (MuArq)

    Acervo: exposição arqueológica dos povos de Mato Grosso do Sul e amostra de Cinema sobre a Cultura Pantaneira do Estado.

    Quantidade pessoas por visitação: 50

    Tempo da visitação: 1h30.

    Informações: (67) 3321-5751 / e-mail: muarq.propp@ufms.br

    link: http://muarq.sites.ufms.br/

    Museu de Cultura Dom Bosco (MCDB)

    Acervo: Exposição permanente paleontológica (rochas e fósseis); povos indígenas do Centro-oeste e animais empalhados da fauna regional.

    Quantidade pessoas por visitação: 50

    Tempo da visitação: 1h30.

    Informações: (67) 3326-9788

    link: http://www.mcdb.org.br/

    Casa da Ciência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Acervo: Mosaico de imagens “Paisagem Cósmica”.

    Quantidade pessoas por visitação: 50

    Tempo da visitação: 1hora.

    Informações: (67) 3345-7000

    link: http://www.casadaciencia.ufms.br/

    Museu Histórico de Medicina

    Acervo: exposição de imagens do hospital São Julião; utensílios utilizados por profissionais da medicina de Mato Grosso do Sul; biblioteca com livros históricos de medicina; sala de leitura.

    Quantidade pessoas por visitação: 40

    Tempo da visitação: 1hora

    Informações: (67) 3025-5036

     

    Categorias :

    Inscrições abertas

    Veja Também