Na EE Maria da Glória Muzzi Ferreira, em Dourados, a professora Marissol Franco de Oliveira, responsável pela disciplina de Projeto de Vida, desenvolveu uma atividade inspiradora com as turmas dos 1º anos, utilizando o poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade.
O objetivo foi trabalhar a temática das dificuldades da vida, simbolizadas pelas “pedras” presentes no poema, e refletir sobre como podemos superá-las. Durante a atividade, os estudantes exploraram os versos do poema, que falam sobre as “pedras” encontradas ao longo do caminho, representando os obstáculos e desafios que enfrentamos.
Para tornar essa experiência mais profunda, a professora orientou os estudantes a escreverem em um papel suas angústias, tristezas e frustrações, tudo aquilo que desejavam excluir de suas vidas. Em seguida, os estudantes foram convidados a rasgar esses papéis e colocá-los em uma peneira, simbolizando o ato de deixar para trás esses sentimentos negativos.
Antes deste momento, a professora Marissol e a coordenadora pedagógica, Alessandra Aparecida Neves, destacaram que, embora todos nós sejamos formados por diversos sentimentos, incluindo tristeza e angústia, o problema surge quando esses sentimentos permanecem conosco o tempo todo, sem serem superados. Para enriquecer a atividade, a coordenadora declamou o poema para os estudantes, utilizando elementos visuais como uma peneira, pedras e um caminho, simbolizando os obstáculos que precisamos remover ao longo da vida.
No final da dinâmica, após todas as “pedras” serem retiradas, a peneira foi preenchida com bombons, representando as doces recompensas que surgem quando superamos os desafios. Essa atividade foi uma forma lúdica e sensível de abordar a valorização da vida, especialmente dentro do contexto do “Setembro Amarelo”, mostrando que, mesmo diante das dificuldades, sempre há um caminho a ser trilhado e conquistas a serem celebradas.
Texto: Jackeline Oliveira
Fotos: Arquivo escolar