A modalidade contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, aprimora a capacidade de planejamento, estimula a criatividade e aumenta a autoconfiança dos alunos.
Na Escola Estadual Professora Floriana Lopes, em Dourados, é realizado o projeto de Xadrez do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), envolvendo 30 estudantes de 11 a 14 anos em tempo integral.
De acordo com a professora (Educação Física) Leneilda Ferreira da Cruz, o treinamento de Xadrez na unidade escolar vem se consolidando e fortalecendo a cada ano.
“A evolução de nossos atletas reforça a importância pela permanência, continuidade e valorização do projeto de Treinamento de Xadrez, estamos colhendo ótimos resultados seja na seletiva municipal, nos Jogos Escolares da Juventude de MS, Festival de Xadrez do Prodesc, entre outros”, enfatiza Leneilda.
O diretor Arlei Menguer de Castilhos destaca a importância do treinamento de xadrez para um ambiente escolar mais produtivo, inclusivo e colaborativo, “ é nítida a valorização da escola com os projetos esportivos e o desenvolvimento das competências sócio emocionais são relevantes na infância e adolescência, tais como, aperfeiçoamento das habilidades de resolução de problemas, desenvolvimento da criatividade, estímulo ao raciocínio estratégico; e desenvolvimento da criatividade”, pontua.
Prodesc
De acordo com supervisor de Xadrez do Programa MS Desporto Escolar Rodrigo Alves Batista, em Mato Grosso do Sul, a modalidade está com total de 94 projetos em unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino), presentes em 24 municípios, atendendo cerca de 1400 estudantes.
O Programa MS Desporto Escolar – Treinamento Desportivo é desenvolvido pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), articulado com a SED (Secretaria de Estado da Educação), por intermédio do NESP (Núcleo de Esportes-NESP/SUPRE/SED).
O Prodesc tem como objetivo, promover a formação e desenvolvimento esportivo dos estudantes-atletas da REE, possibilitando condições e oferecendo suporte para treinamento especializado aos estudantes interessados das escolas estaduais, em ações cooperadas em ambiente de integração, que permita intercambio e experiências, sistemas, metodologias e soluções.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo Escolar