O objetivo foi de promover a conscientização sobre a Dengue e a Chikungunya, seus sintomas, formas de prevenção e as DSTs e o impacto na saúde pública
Os estudantes do 8º e 9 º anos do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Dona Consuelo Muller, em Campo Grande, participaram de projeto de conscientização intitulado “Dengue e Chikungunya: Informação é a melhor prevenção”, com palestra ministrada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).
As arboviroses como Dengue e Chikungunya são doenças infecciosas causadas por vírus transmitidos principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. Ambas representam um sério problema de saúde pública no Brasil e em várias regiões tropicais e subtropicais do mundo.
De acordo com a supervisora de cursos técnicos e coordenadora de projetos, Celia Cristina, o objetivo foi de promover a conscientização sobre a Dengue e a Chikungunya, seus sintomas, formas de prevenção e as DSTs e o impacto na saúde pública. Além de explicar como ocorre a transmissão das doenças, identificar os principais sintomas, apresentar medidas de prevenção eficazes e estimular ações práticas de combate ao mosquito transmissor.
O número de casos de arboviroses cresce a cada ano, especialmente durante os períodos de chuvas. A falta de informação e conscientização da população contribui para a proliferação do mosquito. “Este projeto visa informar e mobilizar a sociedade para reduzir os focos do Aedes aegypti, e passar informações sobre as DSTs”, finaliza diretor Ricardo Alexandre Abreu Nascimento.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.