Os projetos interdisciplinar e artístico-pedagógico unem teatro, educação ambiental, sustentabilidade e escrita criativa, promovendo a conscientização ecológica e a responsabilidade com o futuro do planeta
A Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá, realizou nas últimas semanas duas ações pedagógicas inclusivas, tratam-se da realização do projeto Interdisciplinar “Ecologia Integral – A Educação como Caminho para a Transformação Social”, com com estudantes do AJA (Avanco do Jovem na Aprendizagem) e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e apresentação de peça teatral
Ecologia Integral
No dia 21 de agosto , a unidade escolar, por meio das modalidades de ensino AJA e EJA, iniciou a primeira etapa do projeto Ecologia Integral, desenvolvido com as áreas do conhecimento Linguagens e suas Tecnologias e Qualificação Profissional, inspirado na Campanha da Fraternidade 2025.
Ao longo do 1° semestre, as atividades foram realizadas por meio de rodas de conversa, produções artísticas, ensaios teatrais, pesquisas e ações coletivas. Diversos recursos midiáticos foram utilizados para que os estudantes se apropriassem dos conhecimentos e refletissem sobre consumo consciente, justiça socioambiental, preservação da biodiversidade e cuidado com a Casa Comum.
“A culminância celebra esse processo educativo que valoriza o protagonismo estudantil, promove a consciência crítica e reafirma o compromisso da escola com uma educação humanizadora, inclusiva e transformadora”, enfatiza diretor Fernando Silva da Cruz.
Peça teatral
Os estudantes da unidade escolar assistiram a peça teatral intitulada “A missão da Alice”, de autoria da professora Maria do Rosário e edição da professora Flávia Márcia e Jonathan, que nasceu do trabalho coletivo e criativo dos alunos.
A história gira em torno de um artefato misterioso entregue a Alice por Chronos, o Senhor do Tempo. Esse artefato é um livro, confeccionado no futuro pelos próprios amigos de Alice, em uma tentativa de alertar sobre a destruição iminente da natureza. Nele, os jovens escrevem cartas — chamadas projeções epistolares — nas quais descrevem o mundo devastado em que vivem, e que pode se tornar realidade caso as atitudes humanas em relação ao meio ambiente não mudem.
Essas cartas funcionam como um alerta vindo do futuro. Nelas, os alunos se colocam no lugar de pessoas que vivem daqui a mais de 100 anos, enfrentando a escassez de água, a ausência de árvores, o ar poluído e as graves consequências das mudanças climáticas.
A partir dessas reflexões, cada um é convidado a pensar: “Quais atitudes preciso mudar hoje para evitar esse futuro?”. O livro — elemento central da peça — foi criado pelos próprios alunos utilizando materiais recicláveis, como papelão e papel reciclado. Além das cartas, ele contém desenhos que representam a natureza em diferentes estágios: o que temos agora e o que poderemos ter no futuro, caso a degradação ambiental continue.
O projeto artístico-pedagógico une teatro, educação ambiental e escrita criativa, promovendo não apenas a expressão artística, mas também a conscientização ecológica e a responsabilidade com o futuro do planeta.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.