Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Projeto “Ecologia Integral” e teatro abordam sustentabilidade na EE Dom Bosco

  • 03 set 2025
  • Categorias:Corumbá
  • Compartilhar:

Os projetos interdisciplinar e artístico-pedagógico unem teatro, educação ambiental, sustentabilidade e escrita criativa, promovendo a conscientização ecológica e a responsabilidade com o futuro do planeta

A Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá, realizou nas últimas semanas duas ações pedagógicas inclusivas, tratam-se da realização do projeto Interdisciplinar “Ecologia Integral – A Educação como Caminho para a Transformação Social”, com com estudantes do AJA (Avanco do Jovem na Aprendizagem) e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e apresentação de peça teatral
Ecologia Integral
No dia 21 de agosto , a unidade escolar, por meio das modalidades de ensino AJA e EJA, iniciou a primeira etapa do projeto Ecologia Integral, desenvolvido com as áreas do conhecimento Linguagens e suas Tecnologias e Qualificação Profissional, inspirado na Campanha da Fraternidade 2025.
Ao longo do 1° semestre, as atividades foram realizadas por meio de rodas de conversa, produções artísticas, ensaios teatrais, pesquisas e ações coletivas. Diversos recursos midiáticos foram utilizados para que os estudantes se apropriassem dos conhecimentos e refletissem sobre consumo consciente, justiça socioambiental, preservação da biodiversidade e cuidado com a Casa Comum.
“A culminância celebra esse processo educativo que valoriza o protagonismo estudantil, promove a consciência crítica e reafirma o compromisso da escola com uma educação humanizadora, inclusiva e transformadora”, enfatiza diretor Fernando Silva da Cruz.


Peça teatral
Os estudantes da unidade escolar assistiram a peça teatral intitulada “A missão da Alice”, de autoria da professora Maria do Rosário e edição da professora Flávia Márcia e Jonathan, que nasceu do trabalho coletivo e criativo dos alunos.

A história gira em torno de um artefato misterioso entregue a Alice por Chronos, o Senhor do Tempo. Esse artefato é um livro, confeccionado no futuro pelos próprios amigos de Alice, em uma tentativa de alertar sobre a destruição iminente da natureza. Nele, os jovens escrevem cartas — chamadas projeções epistolares — nas quais descrevem o mundo devastado em que vivem, e que pode se tornar realidade caso as atitudes humanas em relação ao meio ambiente não mudem.
Essas cartas funcionam como um alerta vindo do futuro. Nelas, os alunos se colocam no lugar de pessoas que vivem daqui a mais de 100 anos, enfrentando a escassez de água, a ausência de árvores, o ar poluído e as graves consequências das mudanças climáticas.
A partir dessas reflexões, cada um é convidado a pensar: “Quais atitudes preciso mudar hoje para evitar esse futuro?”. O livro — elemento central da peça — foi criado pelos próprios alunos utilizando materiais recicláveis, como papelão e papel reciclado. Além das cartas, ele contém desenhos que representam a natureza em diferentes estágios: o que temos agora e o que poderemos ter no futuro, caso a degradação ambiental continue.
O projeto artístico-pedagógico une teatro, educação ambiental e escrita criativa, promovendo não apenas a expressão artística, mas também a conscientização ecológica e a responsabilidade com o futuro do planeta.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.

 

Últimas Notícias

  • Estudantes da Escola Fernando Corrêa se destacam na Feira Científica do IFMS em Três Lagoas
  • Talentos de MS brilham nas Olimpíadas de Robótica e Informática de 2025
  • Servidores da SED/MS vestem-se de rosa em apoio ao Outubro Rosa
  • Diversidade em foco: EE Marechal Rondon celebra culturas e identidades no encerramento do Projeto “Raças e Etnias”
  • Primavera chega ao CEI ZEDU com arte, cores e muita alegria
  • Estudantes da Escola Ada Teixeira transformam combate à dengue em aprendizado científico e criativo
  • Educação do campo ganha destaque na FECINAVI com projetos premiados da Escola Tertulina Martins de Oliveira
  • Servidores da Educação Básica compartilham experiências em seminário de integração
  • Cadastro profissional abre portas para alunas do Programa Mulheres Mil em Dourados
  • Modelos Moleculares transformam aula de Química em experiência interativa e significativa em Dourados
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital