Intuito é promover a educação ambiental, sustentabilidade e valorização da agricultura familiar e da alimentação saudável.
Na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, em Três Lagoas, os estudantes do ensino médio e profissional, sob orientação da professora Zenaide Pereira da Silva Oliveira, desenvolveram o projeto “Horta Escolar”, promovendo a educação ambiental, sustentabilidade e valorização da agricultura familiar e da alimentação saudável.
Na implantação do projeto, o entusiasmo contagiou toda a comunidade escolar, com o apoio de todos os segmentos e havendo contribuições necessárias: o professor Marcelo Ribeiro de Mendonça cooperou na formação dos canteiros; o professor Fábio Castilho fez toda a ligação hidráulica, o professor João Salvador transportou os adubos, sempre com os estudantes envolvidos em todas as ações.
Em cada ação, a professora Zenaide foi orientando os estudantes, do preparo da terra ao plantio das mudas. Segundo a professora Zenaide, “discussões sobre temas como alimentação, nutrição e ecologia que, aliados ao trato com a terra e plantas, geram também situações de aprendizagem reais e diversificadas fazendo com que os alunos criem responsabilidades, no cuidado com o solo, hortaliças e plantio durante o processo”.
O projeto, além de possibilitar a aprendizagem ativa, favorece a comunidade escolar no âmbito econômico, considerando-se que as verduras e legumes colhidos poderão complementar a merenda escolar e até atender os familiares dos alunos mais carentes. Para a diretora Sandra Giacheta Canisso Maia, “a horta escolar abre um leque de aprendizagens, da educação ambiental às práticas sustentáveis, com benefícios de uma alimentação mais saudável e produzida pela própria escola”.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.