O Laboratório de Línguas, com foco na língua espanhola, promoveu uma rica experiência de aprendizagem por meio da apresentação de peças teatrais.
A Escola Estadual João Vitorino Marques, em Aral Moreira, realizou o projeto “Intercâmbio Cultural”, visando o protagonismo dos estudantes do Ensino Médio, coordenado pela professora de Espanhol Maria Isabel Rodrigues.
A língua espanhola tem se destacado nos últimos anos como segundo idioma mais falado no mundo. Ficando atrás somente do Inglês. Essa procura se justifica por sua diversidade cultural e crescimento econômico. No Brasil, desperta o interesse na língua hispânica devido as relações comerciais estabelecidas com os países vizinhos de origem espanhola.
O Laboratório de Línguas, com foco na língua espanhola, promoveu uma rica experiência de aprendizagem por meio da apresentação de peças teatrais, declamação de poemas e exposições sobre aspectos culturais dos países de língua espanhola. Os estudantes se dedicaram ao estudo e à vivência de três nações: Argentina, Espanha e México.
A atividade proporcionou aos estudantes o desenvolvimento da oralidade, da expressão corporal, da empatia cultural e da proficiência no idioma espanhol, tornando o aprendizado mais dinâmico, significativo e conectado à realidade dos povos hispânicos. Além de proporcionar aos estudantes novos conhecimentos, e de estabelecer relações sociais e experiências culturais diversificadas.
“Durante a culminância do projeto tivemos apresentações de teatro, poemas poesias e música em Espanhol. Ter o domínio de um segundo idioma é fundamental para o protagonismo de nossos estudantes e garantir um futuro melhor para sua vida profissional”, menciona diretor Djalma Santos.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.