O objetivo é estimular a criatividade, o raciocínio lógico e o protagonismo dos alunos, aproximando a matemática do dia a dia e mostrando sua aplicação prática de maneira lúdica e inovadora
A Escola Estadual Padre Anchieta, em Nova Andradina, desde o início do ano letivo de 2025, vem desenvolvendo o projeto “Matemática em Jogo”, uma iniciativa que tem transformado a forma como os estudantes aprendem e se relacionam com a matemática e outras áreas do conhecimento.
Com o objetivo de tornar o processo de ensino mais significativo, participativo e interativo, o projeto estimula a criatividade, o raciocínio lógico e o protagonismo dos alunos, aproximando a matemática do dia a dia e mostrando sua aplicação prática de maneira lúdica e inovadora.
Entre as ações realizadas, destacam-se: Aulas práticas de matemática com a construção de jogos e desafios; Uso da sala de informática para exploração de tecnologias educacionais; Atividades de aprofundamento em matemática com apoio de professores e acadêmicos do PIBID/UEMS; Aulas de robótica educacional no âmbito do subprojeto RA-Matemática; Gincanas de Matemática envolvendo diferentes turmas da escola; Realização do Dia da Matemática, momento de integração e apresentação das atividades.
O projeto tem como público-alvo os estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II, envolvendo diretamente alunos e professores em experiências que fortalecem a aprendizagem e contribuem para melhores resultados educacionais.
A ação é coordenada pelas professoras Célia Regina e Dayane Cáceres, com participação da professora Maria José Candido, que ressaltam a importância de metodologias inovadoras para engajar os estudantes e ampliar suas possibilidades de aprendizado.
As professoras responsáveis destacam que “o ‘Matemática em Jogo’ mostra que aprender pode ser divertido e desafiador, despertando nos alunos o prazer de descobrir e construir novos conhecimentos”.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.